Home Top Ad

'Mídia em Foco' da TV Brasil debate o papel da internet nas eleições

Share:

Imagem/Divulgação TV Brasil
O programa Mídia em Foco debate o papel da internet e das mídias sociais no processo eleitoral. No programa, especialistas falam ainda sobre a importância ao combate das fake news. Mídia em Foco vai ao ar na segunda-feira, dia 29, às 22h45, na TV Brasil

A rede mundial de computadores vem ganhando relevância nas eleições ao redor do mundo nos últimos dez anos. Em 2008, quando Barack Obama foi eleito pela primeira vez presidente dos Estados Unidos, mais da metade da população adulta do país usou a internet para se informar sobre os candidatos e dividir informações sobre política durante a campanha. A vitória de Donald Trump na última disputa presidencial norte-americana, em 2016,  demonstrou que as redes sociais podem ser até mais decisivas do que a mídia tradicional em uma eleição.

O Brasil é o quarto país do mundo em número de usuários de internet com mais de cem milhões de pessoas conectadas. Aqui, as redes sociais, como Facebook e Twitter, já foram usadas por políticos e eleitores em outras campanhas, mas este ano é a primeira vez em que a legislação permite o impulsionamento de conteúdo pago com fins eleitorais na internet.

Combater as fake news e a desinformação é uma tarefa árdua e indispensável para a lisura do processo democrático. “Pelas redes sociais o monopólio da mídia tradicional e o monopólio dos grandes partidos está sendo desafiado”, diz Andrei Roman, Ceo do Atlas Político. Advogado especialista em Direito Digital, Márcio Chaves observa que o momento é de transição entre a mídia tradicional e as novas tecnologias. Para Fernando Oliveira Paulino, professor da Universidade de Brasília (UNB), “há nas mídias sociais uma reprodução de situações que ocorrem também fora do ambiente tecnológico”.




Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.