A história de um pioneiro da black music brasileira é narrada em "Erlon Chaves: Maestro do Veneno", no Curta!

Imagem/Divulgação Curta!
Mestre do suingue e referência na história da black music brasileira, Erlon Chaves teve uma incrível trajetória artística, interrompida durante a ditadura. Prodígio, começou a estudar no Conservatório Musical Carlos Gomes aos sete anos. Após se tornar um competente arranjador, pianista e cantor, foi trabalhar no rádio, compôs trilhas sonoras para o cinema e a televisão e esteve na vanguarda da soul music no Brasil, com a banda Veneno. 

Foi um dos responsáveis pelo I Festival Internacional da Canção, em 1966. Na quinta edição desse festival, em 1970, Erlon protagonizou uma performance escandalosa, com mulheres loiras no palco, e acabou levado a uma delegacia e proibido de trabalhar por 30 dias. Abalado pelo episódio, que entrou para a história da MPB como um flagrante ato de racismo, ele não se apresentou mais ao vivo até 1974, quando morreu, aos 40 anos.

Produzido com exclusividade para o Curta! com financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual pela Chá Cinematográfico, o documentário “Erlon Chaves: Maestro do Veneno” narra essa história com imagens de arquivo, depoimentos, encontros musicais e recriações sonoras. Estreia na Segunda da Música, 19, às 22h35.


Susanna Lira entrevista João Moreira Salles no episódio de estreia da
série exclusiva "Nós, Documentaristas"



Os processos criativos, os propósitos e os desafios dos realizadores brasileiros que se propõem a filmar a realidade estão em destaque na série inédita e exclusiva “Nós, Documentaristas”. A partir de entrevistas conduzidas pela cineasta Susanna Lira, diretora de mais de 20 obras, entre séries e longas documentais, alguns dos principais cineastas brasileiros revelam suas motivações e reflexões. O episódio de estreia traz João Moreira Salles, realizador de documentários como “Santiago”, “Notícias de uma guerra particular”, “Entreatos” e “Nelson Freire”. Estreia na Quarta de Cinema, 21, às 23h30.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato