'Caminhos da Reportagem' mergulha no universo do autismo nesta quinta na TV Brasil

Imagem/Divulgação TV Brasil
Os sinais aparecem nos primeiros anos de vida. Estão no atraso da fala, nos comportamentos repetitivos, no desvio do olhar. O chamado Transtorno do Espectro Autista atinge 1% da população global, segundo a Organização Mundial de Saúde, e o número de diagnósticos está crescendo. O Caminhos da Reportagem de quinta-feira, dia 15,  mergulha no universo do autismo. O programa vai ao ar 21h45, na TV Brasil

Caminhos da Reportagem mostra a luta das famílias por inclusão e qualidade de vida para os pequenos que estão dentro do espectro. Da área de pesquisa, vêm as maiores promessas. 

Nos Estados Unidos, o pesquisador Alysson Muotri estuda como tratar os sintomas da doença por meio de mini-cérebros criados em laboratório. As novas tecnologias também se mostram importantes aliadas. Ainda há muito a se avançar no tratamento do transtorno, descoberto apenas na década de 1940. Mas há também muitas vitórias a se  comemorar.

O último relatório do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos mostrou um aumento de 15% no número de crianças autistas. Em 2016, uma a cada 68 crianças tinham o transtorno. Hoje, esse número caiu para a alarmante marca de uma a cada 59.

O pequeno Marcelo tinha apenas um 1 ano e meio quando a funcionária pública Roberta Vasconcellos recebeu o diagnóstico do filho. A família viveu o momento difícil sem se recolher. Pesquisou sobre o assunto, procurou um tratamento multidisciplinar e partiu para a ação. “A gente já contou para a família inteira, já chegou na escola falando. Esse compartilhar com todo mundo foi muito bom para mim porque, aos poucos, eu fui conseguindo ressignificar o que seria isso na nossa vida”, revela.

Os repórteres de Caminhos da Reportagem entrevistam especialistas sobre autismo: o psiquiatra infantil Estevão Vadasz; o neuropediatra Márcio Vasconcelos e a psicóloga Meca Andrade. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato