Canal Brasil - Filmes em destaque na programação de 12 a 18 de novembro

Imagem/Divulgação Canal Brasil
Conheça os filmes em destaque na programação do Canal Brasil de 12 a 18 de novembro.

O Cinema Foi à Feira (2017) (76’)
Horário: SEGUNDA, DIA 12, ÀS 22H
INÉDITO E EXCLUSIVO
Apresentação: Amir Labaki
Direção: Paulo Hermida
Classificação: 12 anos

Sinopse: Roberto Pires é um dos pioneiros e principais nomes do movimento cinematográfico brasileiro dos anos 1950 e 60. Em 40 anos de carreira, foi responsável por mais de dez títulos, incluindo Redenção (1959), primeiro longa-metragem feito na Bahia. Outro grande destaque de sua obra é A Grande Feira (1961), que foi fundamental para o surgimento do Cinema Novo, gênero que revolucionou a sétima arte do país. O documentário assinado por Paulo Hermida caminha pela história da produção e revisita a carreira do cineasta. Selecionado para a Mostra Especial 50 anos em 5 dias do Festival de Brasília em 2017, a película traz os depoimentos de Helena Ignez, Antonio Pitanga, Braga Neto, Rex Schindler, Sante Scaldaferri e Walter Webb.

O roteiro apresenta o olhar de integrantes da obra original e da Iglu Filmes, produtora criada em 1958 por Roberto Pires e Braga Neto. O registro explora o toque de cinema popular, característico do diretor, conhecido por utilizar o entorno como participante, e faz parte de um trabalho de resgate de sua memória. Paulo Hermida aborda ainda algumas questões curiosas, como o início conturbado na relação com Glauber Rocha e a utilização do Teatro Castro Alves (BA) como cenário do filme, procedimento possível graças à capacidade inventiva do cineasta em transformar espaços.

Querida Mamãe (2018) (95’)
Horário: TERÇA, DIA 13, ÀS 22H
INÉDITO E EXCLUSIVO
Direção: Jeremias Moreira Filho
Classificação: 14 anos

Sinopse: Maria Adelaide Amaral escreveu, em 1994, o argumento de uma peça teatral sobre o conflito na correspondência entre mãe e filha e os sentimentos paradoxais envolvidos. O texto encenado por Eliane Giardini e Eva Wilma cativou as plateias pelo país e recebeu os prêmios Shell, Molière e Mambembe de melhor texto. Quase 25 anos depois, o drama chega às telas de cinema sob as lentes de Jeremias Moreira Filho e roteiro de Jaqueline Vargas. A história traz em seu elenco intérpretes como Selma Egrei, Letícia Sabatella, Fernanda Viacava, Claudia Missura e Bruna Carvalho.

O filme coloca em contraposição a mãe durona, Ruth (Selma Egrei), sofrendo de uma grave doença e decidida a não realizar tratamento, e sua filha, Heloísa (Letícia Sabatella), médica bem-sucedida, mas infeliz em todos os âmbitos da vida e em vias de terminar um casamento. Ela responsabiliza a mãe por dar preferência a sua irmã mais nova, Beth (Fernanda Viacava), e provocar o seu fracasso pessoal. O cenário muda de figura quando Helô vive um tórrido romance e retoma a vontade de cuidar de si. A felicidade não dura por muito tempo, pois o relacionamento não é aceito por sua família, deflagrando uma série de acontecimentos.

Canção da Volta (2016) (98’)
Horário: QUARTA, DIA 14, ÀS 22H
Direção: Gustavo Rosa de Moura
Classificação: 14 anos

Sinopse: Julia (Marina Person) e Eduardo (João Miguel) formam um casal que se ama mas que precisa aprender a lidar com os problemas que surgem em seu caminho. O longo casamento dos dois é assombrado por fantasmas e é carregado com a responsabilidade que eles têm em criar seus filhos; ultrapassar os seus problemas só depende dos dois, mas essa pode ser a tarefa mais difícil.

Flamengo Paixão (1980) (77’)
Horário: QUINTA, DIA 15, ÀS 19H
Direção: David Neves
Classificação: Livre

Sinopse: Dirigido pelo vascaíno David Neves, o documentário apresenta as conquistas do clube mais popular do Brasil dos campeonatos de 1978 e dos dois disputados em 1979, a partir da ótica do torcedor, com cenas dos jogos e da festa da torcida, contando com depoimentos de João Nogueira, Nilton Santos e Rodolfo Arena, entre outros. A trilha sonora conta com Pixinguinha tocando o Urubu Malandro; e ainda Wilson Simonal, Moreira da Silva, João Nogueira, além da gravação oficial do hino do clube, de Lamartine Babo, cantada em coro e um tema original do produtor Moletta. A exibição na Mostra Cinefoot será no dia exato em que o Flamengo completa 123 anos.

O Outro Lado da Rua (2004) (98’)
Horário: SEXTA, DIA 16, ÀS 22H
Direção: Marcos Bernstein
Classificação: 12 anos

Sinopse: A aposentada Regina (Fernanda Montenegro) faz parte de um grupo que se dedica a denunciar pequenos delitos ocorridos em Copacabana (RJ). Numa noite, ao observar pelo binóculo o prédio em frente ao seu, testemunha o ex-juiz Camargo (Raul Cortez) aplicando uma injeção letal na esposa. Certa de ter presenciado um assassinato, chama os policiais, mas o óbito é considerado morte natural. Desmoralizada, ela decide investigar por conta própria o caso, mas acaba se apaixonando pelo suspeito. Ela passa, então, a temer que seus segredos atrapalhem a relação.

Bruna Surfistinha (2011) (109’)
Horário: SÁBADO, DIA 17, ÀS 22H
Direção: Marcus Baldini
Classificação: 16 anos

Sinopse: Raquel (Deborah Secco) era uma jovem da classe média paulistana, que estudava num colégio tradicional da cidade. Um dia ela tomou uma decisão surpreendente: saiu de casa e resolveu virar prostituta. Com o codinome de Bruna Surfistinha, Raquel viveu diversas experiências “profissionais” e ganhou destaque nacional ao contar suas aventuras sexuais e afetivas num blog, que depois virou um livro.

Viejo Calavera (2016) (80’)
Horário: DOMINGO, DIA 18, ÀS 22H
INÉDITO E EXCLUSIVO
Direção: Kiro Russo
Classificação: 16 anos

Sinopse: Kiro Russo começou a investigar os pormenores do cotidiano dos muitos trabalhadores do garimpo da Bolívia em Juku (2012). O curta-metragem serviu como prelúdio para a primeira oportunidade do diretor no universo dos longas-metragens, em uma análise ainda mais profunda sobre os dramas e dilemas de quem passa a vida no subsolo tentando tirar o sustento das rochas. Com uma película sombria, gravada majoritariamente em uma mina, com poucos diálogos e praticamente nenhuma trilha sonora, o realizador cativou diversos festivais ao redor do mundo, conquistando láureas em Cartagena (Colômbia), Lisboa (Portugal), Buenos Aires (Argentina), Locarno (Suíça) e RiverRun (EUA), além do prêmio FIPRESCI no Festival do Rio.

O filme busca compreender a situação dos mineiros no nosso vizinho sul-americano a partir do ponto de vista de Elder (Julio Cezar Ticona), um anti-herói com nenhuma vocação para protagonista. Depois da recente morte do seu pai, o jovem é forçado a ir morar com a avó (Anastasia Daza López), distante do centro urbano e das confusões da cidade grande – o personagem principal é agressivo, arredio, foge do batente e se esconde em becos para consumir drogas. Na tentativa de ensinar o afilhado a se tornar um trabalhador honesto, Francisco (Narciso Choquecallata) consegue um emprego para o rapaz em uma mina em Huanuni, no interior da Bolívia. O sobrinho, no entanto, parece não se importar com os esforços do tio, que acaba sendo alvo da ira dos companheiros pela falta de comprometimento do novo colega.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato