Cristina Serra é a entrevistada no "Conversa com Roseann Kennedy" da TV Brasil

Imagem/Divulgação TV Brasil
O rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana (MG), completa três anos nesta segunda-feira, dia 5, e o drama vivido pelas famílias atingidas pela lama está longe de ter um fim. Para relembrar um dos acidentes mais dramáticos do país, a jornalista Cristina Serra lança o livro “Tragédia em Mariana: A história do maior desastre ambiental do Brasil”. Com o lançamento da obra ela conclui: “A maior lama da tragédia de Mariana é uma certa leniência do poder público”.

A partir da investigação de documentos e condutas adotadas no caso, a obra amplia a discussão e abre espaço para a questão humana, para a memória dos que morreram, para a dor dos que restaram e para os sonhos de um novo recomeço.

“Eu acho que com esse livro a gente trouxe algumas respostas, mas eu não diria que eu esgotei todo o assunto”, revela Cristina ao programa Conversa com Roseann Kennedy, que vai ao ar na segunda-feira, dia 5,  às 21h15, na TV Brasil.

Cristina fez a cobertura do desastre pelo “Fantástico” (programa dominical da TV Globo) e, desde então, dedicou-se à produção do livro reportagem. Ela diz não haver dúvidas de que o poder público falhou na fiscalização. “Claro que a empresa falhou também nas medidas de segurança e de alerta que ela deveria ter tomado. Mas e o poder público que não estava atento a isso? Então é uma conjugação de fatores”, avalia.

Para ela, a tragédia de Mariana serve de alerta para outras que devem ser evitadas. Lembra que todo cidadão tem direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado e saudável. E questiona: “Por que a gente não consegue isso? Por que a gente não consegue cumprir isso que tá na Constituição e também conciliar isso com o desenvolvimento econômico?”

O livro mudou o rumo da carreira de Cristina Serra, que é natural do Pará, e agora vai mergulhar nas pautas ambientais. Com larga experiência em coberturas políticas em Brasília, ela sinaliza a nova fase em sua vida. “Fazer cobertura de Amazônia é uma coisa muito cara no Brasil, os deslocamentos lá são distâncias enormes por meio de rio e tudo mais. Mas a gente vai começando, um passo de cada vez e a gente chega lá. Mas é o que tá no meu horizonte. Eu quero cada vez mais isso.”

Com mais de 30 anos de jornalismo, 26 deles na Rede Globo, Cristina Serra também  já foi correspondente em Nova Iorque e recentemente ajudou a fundar o canal digital de jornalismo My News. “O jornalismo é feito muito mais de perguntas do que de respostas”, ensina.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato