Ex-prefeito venezuelano exilado nos EUA relata drama de seu país no Um olhar sobre o mundo da TV Brasil

Imagem/Divulgação TV Brasil
David Smolanski, ex-prefeito de El Hatillo, um dos distritos de Caracas, capital da Venezuela, depois de ter sua prisão decretada por Nicolás Maduro, fugiu para o Brasil e hoje vive em Washington, nos Estados Unidos, de onde falou com o jornalista Moisés Rabinovici, no programa Um olhar sobre o mundo.
 
Ele contou como fugiu da Venezuela em 2017, quando soube da ordem de prisão, disfarçado e viajando pela selva até atravessar a fronteira brasileira para chegar a Boa Vista e depois a Brasília, onde recebeu a proteção do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Aloysio Nunes, antes de ir para os Estados Unidos. A entrevista vai ao ar nesta segunda (12), às 21h45, na TV Brasil.
 
Com avós que escaparam da União Soviética e pai que também foi obrigado a deixar Cuba em 1970, David Smolansky faz parte da terceira geração de uma família sempre forçada a fugir de perseguições políticas.
 
Desta vez, por causa de sua atuação na prefeitura de El Hatillo, que integra a capital venezuelana, Smolansky atraiu a ira de Nicolás Maduro, que mandou prendê-lo. Depois de conseguir entrar no Brasil, ele foi para Washington, de onde trabalha para tentar mobilizar a comunidade internacional contra o ditador da Venezuela. 
 
Ele disse que tem grande expectativa de que o presidente eleito Jair Bolsonaro auxilie a combater o regime venezuelano que, segundo disse, representa uma ameaça não só para seu povo, mas para outros países latino-americanos e especialmente para o Brasil, que tem fronteira com a Venezuela.
 
"Esperamos que o presidente Bolsonaro ajude, com outros presidentes da América Latina, incrementando a pressão da comunidade internacional para evitar a ditadura de Nicolás Maduro".  
 
Smolansky disse que seu país vive uma situação dificílima em função da repressão e das dificuldades econômicas que provocam milhões de refugiados. Explicou que Maduro apenas se mantém no poder graças ao regime de medo que impôs e ao apoio de parte das forças armadas venezuelanas.
 
Para ele, é muito importante que o Brasil mantenha suas fronteiras abertas para permitir o acolhimento dos refugiados que chegam diariamente a Roraima e que as autoridades forneçam todo o apoio necessário para que possam reconstruir suas vidas até um dia conseguirem voltar para seu país. 
 
Ao mesmo tempo, disse esperar que o Brasil faça como os Estados Unidos, Canadá e União Europeia e institua sanções a altos funcionários da ditadura venezuelano implicados em violações de direitos humanos, corrupção, narcotráfico e lavagem de dinheiro. Alertou que a presença na fronteira de forças paramilitares, que conforme disse, tem a proteção de Maduro e representam um grande perigo para o Brasil e para a Colômbia.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato