Fernando Gabeira é o entrevistado de Um olhar sobre o mundo da TV Brasil

Imagem/Divulgação TV Brasil
O jornalista Fernando Gabeira conversa com o colega Moisés Rabinovicci no programa Um Olhar sobre o Mundo desta semana e dá sua visão sobre a nova fase da política internacional que se inaugura com o governo de Jair Bolsonaro. O programa vai ao ar na
segunda-feira, dia 26, às 21h45, pela TV Brasil.

Gabeira debateu com Rabinovicci diversas questões das relações exteriores do Brasil e falou sobre  a próxima reunião do G-20, que acontece na próxima sexta-feira, dia 30, em Buenos Aires. Ele  disse que a ausência do presidente eleito do Brasil no encontro da Argentina é compreensível porque, além da política externa brasileira ainda estar em montagem, o encontro entre Bolsonaro e Donald Trump, presidente dos EUA,  deve ser precedido por reuniões preparatórias entre representantes dos dois países.

Ao comentar a questão da aproximação prevista com os Estados Unidos ao lado de um certo distanciamento da China, Gabeira salientou  que o que se sabe hoje é que existe uma perspectiva ainda incerta sobre os resultados disso. "É difícil prever o que vai acontecer e o que não vai. A China é hoje a nossa maior parceira comercial e também país que mais investe no Brasil. Essa  aproximação com os Estados Unidos está trazendo uma promessa de que o papel da China possa ser substituído. No entanto, isso é uma promessa. Eu não sei até que ponto isso possa ser feito feito com facilidade nas atuais circunstâncias da política norte-americana", analisou.

Gabeira lembrou que quase certamente haverá mudanças nas relações com alguns países como Cuba, Venezuela e Israel. Destacou que mesmo durante o governo de Michel Temer já ocorreram algumas modificações  nas relações com esses três países comparadas aos dos tempos dos governos petistas, mas que agora a política externa com esses países deverá sofrer transformações significativas .

 "Uma dessas modificações diz respeito à Venezuela", disse Gabeira. Para ele, agora as relações do Brasil com o governo de Nicolás Maduro deverão ser "bem mais difíceis e tensas". Ele prevê também que o tratamento com Cuba será profundamente afetado e isso já aparece nas reações do governo cubano que determinou a retirada dos médicos do programa Mais Médicos diante da posição do novo governo brasileiro.

Além dessas, segundo Gabeira, também ocorrerão muitas modificações em relação aos Estados Unidos. "A ideia é mudar o eixo terceiro mundista para uma relação com países com mais desenvolvimento tecnológico e econômico."

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato