Na TV Brasil, Mídia em Foco discute o acervo e a memória nacionais

Imagem/Divulgação TV Brasil
O programa Mídia em Foco de segunda-feira, dia 26, vai abordar a preservação do acervo e da memória nacionais. Três especialistas no tema são entrevistados e falam sobre os desafios da conservação de patrimônios históricos, filmes, documentos e obras em geral. Mídia em Foco vai ao ar às 22h45, na TV Brasil

 A recente tragédia do incêndio que destruiu o Museu Nacional no Rio de Janeiro reacendeu a discussão sobre a importância da conservação de nosso patrimônio histórico. Apesar da perda inestimável de 90% do acervo físico, registros digitais audiovisuais como de Luzia, o fóssil humano mais antigo das Américas, ajudam a preservar nossa memória.

Para Elmo Francfort, diretor do projeto Memória da Mídia, os desafios da conservação de patrimônios históricos são muitos. em sua avaliação é salutar conscientizar e envolver a população nessa preservação. Nesse sentido, ele destaca o papel das exposições como forma de congregar os arquivos de memória e, assim, difundi-los, criando também novas narrativas e apontamentos.

 "Quando você tem uma exposição o mais interessante é que você estimula também o público, de modo geral, a conhecer mais isso e visitar. E tem a questão da experiência, que é algo que não tem preço. É viver um tempo que você não viveu. Procurar a episteme, o espírito da época. Esse tipo de coisa faz com que as pessoas também queiram se interessar por essa preservação", defende Elmo.

O pesquisador acrescenta que esse tipo de contato e vivência com a acervos e memória provocam no público reflexões sobre a sociedade atual.“O maior desafio para se preservar a memória audiovisual e a memória da mídia como um todo é você unir as pessoas que fazem parte desse complexo, observa Elmo.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato