Home Top Ad

Na TV Brasil, Mídia em Foco discute o acervo e a memória nacionais

Share:

Imagem/Divulgação TV Brasil
O programa Mídia em Foco de segunda-feira, dia 26, vai abordar a preservação do acervo e da memória nacionais. Três especialistas no tema são entrevistados e falam sobre os desafios da conservação de patrimônios históricos, filmes, documentos e obras em geral. Mídia em Foco vai ao ar às 22h45, na TV Brasil

 A recente tragédia do incêndio que destruiu o Museu Nacional no Rio de Janeiro reacendeu a discussão sobre a importância da conservação de nosso patrimônio histórico. Apesar da perda inestimável de 90% do acervo físico, registros digitais audiovisuais como de Luzia, o fóssil humano mais antigo das Américas, ajudam a preservar nossa memória.

Para Elmo Francfort, diretor do projeto Memória da Mídia, os desafios da conservação de patrimônios históricos são muitos. em sua avaliação é salutar conscientizar e envolver a população nessa preservação. Nesse sentido, ele destaca o papel das exposições como forma de congregar os arquivos de memória e, assim, difundi-los, criando também novas narrativas e apontamentos.

 "Quando você tem uma exposição o mais interessante é que você estimula também o público, de modo geral, a conhecer mais isso e visitar. E tem a questão da experiência, que é algo que não tem preço. É viver um tempo que você não viveu. Procurar a episteme, o espírito da época. Esse tipo de coisa faz com que as pessoas também queiram se interessar por essa preservação", defende Elmo.

O pesquisador acrescenta que esse tipo de contato e vivência com a acervos e memória provocam no público reflexões sobre a sociedade atual.“O maior desafio para se preservar a memória audiovisual e a memória da mídia como um todo é você unir as pessoas que fazem parte desse complexo, observa Elmo.




Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.