Mídia em Foco debate o marketing digital na próxima segunda-feira na TV Brasil

Imagem/Divulgação TV Brasil
Promover produtos ou marcas através das mídias digitais. O marketing digital é utilizado pela maioria das empresas no Brasil e no mundo. Essa forma de comunicação se popularizou com a massificação do acesso à internet e ocorre por meio de blogs, redes sociais, podcasts, e-mails, sites entre outros. Marketing digital é o tema do programa Mídia em Foco que vai ao ar na segunda-feira, dia 5, às 22h45, na TV Brasil

Apesar de ser uma ferramenta relativamente nova, as primeiras experiências na área de marketing digital ocorreram há mais de 20 anos. Em 1994 foi publicado um dos primeiros anúncios na internet. A propaganda da empresa de telefonia AT&T apareceu no site da revista norte-americana Hotwired em forma de banner. A ação fazia parte de uma campanha maior que incluía outras mídias como a televisão. 

Hoje existem inúmeras técnicas de marketing digital como a otimização para motores de busca, links patrocinados e o impulsionamento através das redes sociais. Para o especialista Rafael Rez, o marketing digital chega para empoderar os consumidores. “Pela primeira vez ao longo de 120 anos de história de marketing, os clientes têm canais democráticos e imediatos para dar feedback para as empresas”, diz Rafael.

Ele lembra que há cerca de 20 anos as formas de contato se restringiam a canais telefônicos, cartas e, eventualmente, algum outro canal de atendimento presencial. Atualmente, os perfis das marcas em redes sociais facilitam os contatos e atendimentos. Rafael destaca ainda a possibilidade de as empresas monitorarem a reação dos clientes e terem capacidade de reagir em tempo real a possíveis crises de imagem.

“Isso muda a forma como os profissionais de marketing têm que pensar o relacionamento com os clientes, porque agora é tudo público. Então quando acontece algum problema, isso pode crescer muito rapidamente numa rede social”, afirma o especialista em marketing digital.  

Para Norma da Matta, também especialista em marketing digital, a nova modalidade de marketing permite “juntar mídias, misturar mídias”. “Marketing é marketing, só que agora tem um outro ambiente que ele pode acontecer que é o ambiente digital. O webmarketing é aquele se dá na web, mas o marketing digital ele vai muito além de só web. Ele pode juntar mídias, ele pode misturar mídias, pode fazer ações que sejam transmídias e trafeguem entre a mídia que a gente já conhece e uma mídia digital”, diz Norma.

Na avaliação de Luiz Fernando Biagiotti, diretor-geral Outbrain, o meio digital hoje “permite que você tenha soluções tecnológicas muito mais sofisticadas, muito mais assertivas, que melhoram a eficiência ou tendem a melhorar a eficiência do resultado da campanha”.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato