Patrimônio histórico da região Norte em pauta no Caminhos da Reportagem desta quinta TV Brasil

Imagem/Divulgação TV Brasil
O Caminhos da Reportagem que vai ao ar às 21h45 de quinta (8), pela TV Brasil, revela os desafios para a preservação do patrimônio histórico e cultural do Norte do Brasil. 

Com sete estados, a região Norte representa cerca de 45% do território nacional. A área é coberta por rios e florestas e guarda um patrimônio histórico e cultural em grande parte desconhecido pela maioria dos brasileiros.

O programa ainda relembra a epopeia histórica de Cândido Rondon, o patrono das comunicações, e a do líder seringueiro e ambientalista Chico Mendes, cuja casa em Xapuri foi o primeiro patrimônio tombado no Acre. 

A equipe de reportagem mostra que o pátio da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré virou patrimônio histórico, reconhecido pelo IPHAN, em 2008. A estrada de ferro faz parte da história e da vida de Porto Velho.

Entre os patrimônios imateriais do Norte estão os saberes indígenas, o carimbó e o Círio – celebração religiosa que atrai milhares de fiéis em Belém. Até paisagens naturais foram tombadas enquanto patrimônio, como o belíssimo encontro de águas dos Rios Negro e Solimões.

Os patrimônios materiais incluem as grandiosas construções que pretendiam dar um ar europeu a Manaus e Belém no início do século XX. Os conjuntos urbanos tombados nas cidades da Região Norte apresentam um patrimônio arquitetônico e artístico de origem diversa. As construções foram possíveis graças à exploração dos recursos naturais da Amazônia, especialmente a borracha, no final do século XIX. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato