Home Top Ad

RPC produz especial sobre conexão Brasil Polônia

Share:

Imagem/Divulgação
A RPC - afiliada da Rede Globo no Paraná - fez um especial de dois programas sobre a Polônia, que vão ao ar no Meu Paraná nos próximos sábados, dias 3 e 10 de novembro, meio dia. A equipe, formada pelos repórteres Ana Zimmerman e Weliton Martins, foi em busca dos laços que ligaram o país europeu ao Paraná, no passado, e as relações que ainda perduram nos dias de hoje. 

Foram doze dias de viagem e 1400 quilômetros percorridos em território polonês. A equipe passou por diferentes regiões do país. A viagem começou em Cracóvia, uma das principais cidades da Polônia, depois viajaram por Zakopane, região montanhosa do sul – fronteira com a Eslováquia -; por Wadovice, a cidade natal do Papa João Paulo Segundo; e por Stare Siolkowice, de onde saíram os primeiros poloneses rumo ao Brasil, antes da primeira guerra mundial. 

Também passaram por Poznan, “cidade irmã” de São José dos Pinhais; pelo litoral, ao norte, em Gdansk - onde existe um museu da emigração com uma ala dedicada aos poloneses que se mudaram para o Brasil -, e Gdynia, o balneário mais badalado do país. Por fim, fecharam a viagem na capital, Varsóvia. 

Norberto Oda, chefe de redação da RPC e responsável pelo Meu Paraná, explica que o objetivo da RPC é estar sempre próximo dos paranaenses. “Existe uma ligação muito forte entre o povo do Paraná e a Polônia. Os laços são vistos diariamente em nossa cultura. Por isso, produzimos estes programas especiais como forma de identificação dos paranaenses e para conhecerem as cidades de suas raízes”, esclarece Norberto.

Oda conta que em várias dessas cidades percorridas os repórteres encontraram moradores que mantém fortes laços com o Brasil. “Alguns eram brasileiros, descendentes de poloneses, que fizeram o caminho inverso dos antepassados, mas com o mesmo objetivo: buscar novas oportunidades. Outros brasileiros caíram de amores pela Polônia e acabaram constituindo família naquele país. E há até autênticos poloneses apaixonados pelo Brasil que declaram este amor em perfeito português”, complementa. 




Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.