Tia Maria do Jongo brilha no show Razões Africanas do programa Todas as Bossas da TV Brasil

Imagem/Divulgação TV Brasil
Baluarte do Jongo da Serrinha e uma das principais referências das tradições dessa dança, a experiente Tia Maria do Jongo participa da segunda parte do show Razões Africanas que a TV Brasil apresenta neste sábado (24), às 22h, no programa Toda as Bossas.

Com 97 anos, ela é considerada a Rainha do Jongo. Tia Maria fundou o Jongo da Serrinha e é uma das grandes responsáveis por manter vivos e transmitir às novas gerações os ensinamentos do ritmo trazido por escravos.

Patrona do ritmo no Rio, a jongueira defende essa tradição de raiz africana que une canto, dança e toque de tambor. Praticado em senzalas do sudeste do país, o jongo influenciou a criação do samba.

O espetáculo gravado com exclusividade pela TV Brasil na Sala Municipal Baden Powell, no Rio de Janeiro, traz a performance da cantoras e compositoras Dely Monteiro, Lazir Sinval, Luiza Marmello, todas integrantes do Jongo da Serrinha.

As artistas trazem consigo histórias, objetivos, pensamentos e ações voltados para a valorização da cultura brasileira com destaque para as raízes afro. Além de Tia Maria do Jongo, a cantora baiana Mariene de Castro também é convidada do show. O especial fecha a programação da emissora pública dedicada à Semana da Consciência Negra.

A ênfase da apresentação é a ascendência africana. O repertório inclui jongo, samba, afoxé, coco, ciranda, cantigas em dialetos africanos, ritmos e letras com motivos que remetem sempre ao contexto afro-brasileiro.

Essa combinação resulta em um encadeamento musical para não deixar o público parado.  As lindas e emocionantes vozes interpretadas pelas artistas ecoam a riqueza herdada dos ancestrais.

Fundado no dia 20 de novembro de 2001, o grupo Jongo da Serrinha foi criado exatamente no Dia da Consciência Negra, um dos motivos para sua manifestação. As divas já se apresentaram em diversas casas de espetáculo e buscam manter viva e acesa a busca pela identidade ancestral de matriz africana.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato