Home Top Ad

Tia Maria do Jongo brilha no show Razões Africanas do programa Todas as Bossas da TV Brasil

Share:

Imagem/Divulgação TV Brasil
Baluarte do Jongo da Serrinha e uma das principais referências das tradições dessa dança, a experiente Tia Maria do Jongo participa da segunda parte do show Razões Africanas que a TV Brasil apresenta neste sábado (24), às 22h, no programa Toda as Bossas.

Com 97 anos, ela é considerada a Rainha do Jongo. Tia Maria fundou o Jongo da Serrinha e é uma das grandes responsáveis por manter vivos e transmitir às novas gerações os ensinamentos do ritmo trazido por escravos.

Patrona do ritmo no Rio, a jongueira defende essa tradição de raiz africana que une canto, dança e toque de tambor. Praticado em senzalas do sudeste do país, o jongo influenciou a criação do samba.

O espetáculo gravado com exclusividade pela TV Brasil na Sala Municipal Baden Powell, no Rio de Janeiro, traz a performance da cantoras e compositoras Dely Monteiro, Lazir Sinval, Luiza Marmello, todas integrantes do Jongo da Serrinha.

As artistas trazem consigo histórias, objetivos, pensamentos e ações voltados para a valorização da cultura brasileira com destaque para as raízes afro. Além de Tia Maria do Jongo, a cantora baiana Mariene de Castro também é convidada do show. O especial fecha a programação da emissora pública dedicada à Semana da Consciência Negra.

A ênfase da apresentação é a ascendência africana. O repertório inclui jongo, samba, afoxé, coco, ciranda, cantigas em dialetos africanos, ritmos e letras com motivos que remetem sempre ao contexto afro-brasileiro.

Essa combinação resulta em um encadeamento musical para não deixar o público parado.  As lindas e emocionantes vozes interpretadas pelas artistas ecoam a riqueza herdada dos ancestrais.

Fundado no dia 20 de novembro de 2001, o grupo Jongo da Serrinha foi criado exatamente no Dia da Consciência Negra, um dos motivos para sua manifestação. As divas já se apresentaram em diversas casas de espetáculo e buscam manter viva e acesa a busca pela identidade ancestral de matriz africana.




Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.