TV Brasil apresenta programação temática na Semana da Consciência Negra

Imagem/Divulgação TV Brasil
Com o objetivo de refletir e celebrar, a TV Brasil exibe uma série de produções especiais na Semana da Consciência Negra. Os destaques produzidos pela emissora pública são a pré-estreia do programa Atos que recebe o ator Antonio Pitanga e o especial Um Abraço Negro apresentado pela jornalista Luciana Barreto que vão ao ar entre segunda (19) e sexta-feira (23), na faixa de 22h45.
 
Programas tradicionais do canal como Sem Censura, Recordar é TV, Estação Plural, Viralizando, Singulares e Todas as Bossas também apresentam edições temáticas sobre o assunto entre os dias 17 e 24 de novembro.
 
Nova produção da TV Brasil realizada em parceria com a Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), o programa Atos investiga os desafios do processo de formação do ator. A primeira entrevista com o veterano Antonio Pitanga é conduzida por um grupo de atores em formação, mediados pelo professor e diretor teatral Antonio Gilberto.
 
A série tem pré-estreia na emissora pública nesta segunda (19), às 22h45. Durante o encontro gravado na CAL, o experiente artista fala do início da sua carreira no cinema ainda em Salvador. Antonio Pitanga reflete sobre a relação entre juventude e maturidade, destaca a importância do teatro na formação dos atores e reverencia o cineasta Glauber Rocha.
 
Aspectos históricos e contemporâneos na pauta de Um Abraço Negro
 
Pelo terceiro ano consecutivo, a TV Brasil prepara o especial Um Abraço Negro para levar ao ar em novembro durante a programação especial da Semana da Consciência Negra. A partir do dia 20, o canal exibe quatro edições do especial, sempre às 22h45.
 
Serão dois programas com debates conduzidos por Luciana Barreto, na terça e na quarta-feira, e outros dois episódios musicais com artistas negros, na quinta e sexta-feira.
 
Âncora do telejornal Repórter Brasil, a jornalista Luciana Barreto recebe cinco personalidades do movimento negro para discutir assuntos históricos e contemporâneos. Participam do bate-papo a escritora Kênia Maria, a empreendedora Nina Silva, o ator Érico Brás, o produtor cultural Jô Santana e o dramaturgo Elísio Lopes Jr.
 
Os convidados abordam a perda e o legado de Marielle Franco e Dona Ivone Lara que faleceram este ano. Também celebram o centenário e a trajetória de Nelson Mandela e recordam os 130 anos do fim da escravidão no Brasil. Além do debate, o especial traz matérias sobre assuntos que marcaram o ano de 2018 e conteúdos de acervo sobre Dona Ivone Lara.
 
Especial também traz sucessos da música negra
 
No fim de cada bloco, Um Abraço Negro apresenta trechos do musical "Dona Ivone Lara: um sorriso negro", espetáculo idealizado por Jô Santana e dirigido por Elísio Lopes Jr. que está em cartaz nas casas de show do Rio de Janeiro.
 
As edições de quinta e sexta-feira do especial resgatam a participação de artistas negros na temporada do programa Todas as Bossas com shows gravados com exclusividade pela emissora pública.
 
Na quinta, o primeiro programa traz os melhores momentos de astros como Mombaça, Nilze Carvalho, Serjão Loroza, Rosa Maria Colin e Xande de Pilares. Já o repertório de sexta contempla nomes como Carlos Negreiros, Délcio Teobaldo, Dream Team do Passinho, Da Ghama e Afroreggae.
 
Show Razões Africanas embala celebração com duas sessões aos sábados
 
Para abrir a programação especial da TV Brasil dedicada à Semana da Consciência Negra, o programa Todas as Bossas exibe a primeira parte do espetáculo Razões Africanas neste sábado (17), às 22h.
 
A produção mostra a performance da cantoras e compositoras Dely Monteiro, Lazir Sinval, Luiza Marmello, todas integrantes do Jongo da Serrinha. As artistas trazem consigo histórias, objetivos, pensamentos e ações voltados para a valorização da cultura brasileira. 
 
A cantora baiana Mariene de Castro é convidada da edição desta semana. A sequência da apresentação musical vai ao ar no próximo sábado (24) com a continuação do show exclusivo. Esse especial foi gravado pela emissora pública na Sala Municipal Baden Powell, no Rio de Janeiro.
 
Sem Censura temático no Dia da Consciência Negra
 
A apresentadora Vera Barroso recebe convidados especiais no Sem Censura de terça (20), Dia da Consciência Negra. No ar às 17h30, o programa tem a presença da estilista Ligia Parreira, o comunicador Rene Silva, a professora Iamara Viana e o músico Vidal Assis.
 
Integrante do coletivo "Afrocriadores", a designer Ligia Parreira fala sobre a marca chamada "Devassas". Já o ativista Rene Silva, fundador do jornal "Voz das Comunidades", aborda o jornalismo comunitário.
 
A professora Iamara Viana é doutora e tem pesquisas sobre a escravidão. Alguns dos estudos da educadora abordam Zumbi dos Palmares. O cantor e compositor Vidal Assis comenta sua trajetória musical e destaca grandes parcerias da carreira como o trabalho com Elton Medeiros.
 
Raízes da cultura negra são lembradas no Recordar é TV
 
O Recordar é TV viaja no tempo para homenagear a influência africana na cultura nacional. O programa resgata do acervo da emissora pública o especial "Presença Negra" exibido pela antiga TVE-RJ em 1995.
 
Com apresentação requintada do cantor e compositor Nei Lopes, a produção conta com a participação de Clementina de Jesus (em imagens de arquivo de 1981), Leci Brandão, Alcione, Gilberto Gil e muito bambas.
 
Filósofa Djamila Ribeiro participa do Estação Plural
 
Os apresentadores Ellen Oléria, Mel Gonçalves e Fernando Oliveira (Fefito) conversam com a filósofa Djamila Ribeiro no programa Estação Plural que a TV Brasil exibe na quarta (20), excepcionalmente, às 21h45.
 
Entre outros temas, o bate-papo aborda direitos humanos, genocídio da população negra, religião e homossexualidade. No quadro do desafio Aurélia, momento em que os convidados buscam adivinhar o significado de termos do universo LGBT, Djamila tenta descobrir o sentido da expressão "turca marcada" na linguagem pajubá.
 
Singulares traz entrevista internacional com DJ Chubby Chub
 
O badalado músico norte-americano DJ Chubby Chub é o convidado da série Singulares nesta quinta (22), às 21h15, na TV Brasil. O artista fala sobre a cultura hip hop, analisa os desafios do trabalho de DJ, revela seus novos projetos e conta porque se apaixonou pelo funk brasileiro.
 
Com mais de duas décadas de carreira criando músicas irresistíveis para as pistas de dança, Chubby Chub veio ao Brasil para gravar o clipe da faixa "Come this way" e lançar seu novo projeto: "We Love Baile Funk". A meta é popularizar nos Estados Unidos a batida do funk brasileiro, numa nova mistura com ritmos latinos já consagrados, como o reggaton.
 
Viralizando discute a representatividade da mulher negra
 
As youtubers Jacy July e Luany Cristina são entrevistadas pelo apresentador Alan Ribeiro no programa Viralizando desta sexta (23), às 21h15, na TV Brasil. A entrevista aborda diversos assuntos como beleza, moda e política, mas sobretudo o empoderamento e a representatividade das mulheres negras na internet    .

Programação da Semana da Consciência Negra na TV Brasil
 
Sábado, 17 de novembro
22h00 Todas as Bossas – Razões Africanas – Parte 1
 
Segunda-feira, 19 de novembro
22h45 Atos – Pré-estreia com Antonio Pitanga
 
Terça-feira, 20 de novembro
17h00 Sem Censura – Vera Barroso recebe convidados para um papo temático
22h15 Recordar é TV – Presença Negra
22h45 Um Abraço Negro – Luciana Barreto convidados para um papo temático
 
Quarta-feira, 21 de novembro
21h45 Estação Plural – Ellen Oléria, Mel Gonçalves e Fefito recebem Djamila Ribeiro
22h45 Um Abraço Negro – Luciana Barreto convidados para um papo temático
 
Quinta-feira, 22 de novembro
21h15 Singulares – DJ Chubby Chub
22h45 Um Abraço Negro – Musical com Mombaça, Nilze Carvalho, Serjão Loroza, Rosa Maria Colin e Xande de Pilares
 
Sexta-feira, 23 de novembro
21h15 Viralizando – Alan Ribeiro receber youtubers Jacy July e Luany Cristina
22h45 Um Abraço Negro – Musical com Carlos Negreiros, Délcio Teobaldo, Dream Team do Passinho, Da Ghama e Afroreggae
 
Sábado, 24 de novembro
22h00 Todas as Bossas – Razões Africanas – Parte 2 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato