Home Top Ad

TV Brasil apresenta programação temática na Semana da Consciência Negra

Share:

Imagem/Divulgação TV Brasil
Com o objetivo de refletir e celebrar, a TV Brasil exibe uma série de produções especiais na Semana da Consciência Negra. Os destaques produzidos pela emissora pública são a pré-estreia do programa Atos que recebe o ator Antonio Pitanga e o especial Um Abraço Negro apresentado pela jornalista Luciana Barreto que vão ao ar entre segunda (19) e sexta-feira (23), na faixa de 22h45.
 
Programas tradicionais do canal como Sem Censura, Recordar é TV, Estação Plural, Viralizando, Singulares e Todas as Bossas também apresentam edições temáticas sobre o assunto entre os dias 17 e 24 de novembro.
 
Nova produção da TV Brasil realizada em parceria com a Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), o programa Atos investiga os desafios do processo de formação do ator. A primeira entrevista com o veterano Antonio Pitanga é conduzida por um grupo de atores em formação, mediados pelo professor e diretor teatral Antonio Gilberto.
 
A série tem pré-estreia na emissora pública nesta segunda (19), às 22h45. Durante o encontro gravado na CAL, o experiente artista fala do início da sua carreira no cinema ainda em Salvador. Antonio Pitanga reflete sobre a relação entre juventude e maturidade, destaca a importância do teatro na formação dos atores e reverencia o cineasta Glauber Rocha.
 
Aspectos históricos e contemporâneos na pauta de Um Abraço Negro
 
Pelo terceiro ano consecutivo, a TV Brasil prepara o especial Um Abraço Negro para levar ao ar em novembro durante a programação especial da Semana da Consciência Negra. A partir do dia 20, o canal exibe quatro edições do especial, sempre às 22h45.
 
Serão dois programas com debates conduzidos por Luciana Barreto, na terça e na quarta-feira, e outros dois episódios musicais com artistas negros, na quinta e sexta-feira.
 
Âncora do telejornal Repórter Brasil, a jornalista Luciana Barreto recebe cinco personalidades do movimento negro para discutir assuntos históricos e contemporâneos. Participam do bate-papo a escritora Kênia Maria, a empreendedora Nina Silva, o ator Érico Brás, o produtor cultural Jô Santana e o dramaturgo Elísio Lopes Jr.
 
Os convidados abordam a perda e o legado de Marielle Franco e Dona Ivone Lara que faleceram este ano. Também celebram o centenário e a trajetória de Nelson Mandela e recordam os 130 anos do fim da escravidão no Brasil. Além do debate, o especial traz matérias sobre assuntos que marcaram o ano de 2018 e conteúdos de acervo sobre Dona Ivone Lara.
 
Especial também traz sucessos da música negra
 
No fim de cada bloco, Um Abraço Negro apresenta trechos do musical "Dona Ivone Lara: um sorriso negro", espetáculo idealizado por Jô Santana e dirigido por Elísio Lopes Jr. que está em cartaz nas casas de show do Rio de Janeiro.
 
As edições de quinta e sexta-feira do especial resgatam a participação de artistas negros na temporada do programa Todas as Bossas com shows gravados com exclusividade pela emissora pública.
 
Na quinta, o primeiro programa traz os melhores momentos de astros como Mombaça, Nilze Carvalho, Serjão Loroza, Rosa Maria Colin e Xande de Pilares. Já o repertório de sexta contempla nomes como Carlos Negreiros, Délcio Teobaldo, Dream Team do Passinho, Da Ghama e Afroreggae.
 
Show Razões Africanas embala celebração com duas sessões aos sábados
 
Para abrir a programação especial da TV Brasil dedicada à Semana da Consciência Negra, o programa Todas as Bossas exibe a primeira parte do espetáculo Razões Africanas neste sábado (17), às 22h.
 
A produção mostra a performance da cantoras e compositoras Dely Monteiro, Lazir Sinval, Luiza Marmello, todas integrantes do Jongo da Serrinha. As artistas trazem consigo histórias, objetivos, pensamentos e ações voltados para a valorização da cultura brasileira. 
 
A cantora baiana Mariene de Castro é convidada da edição desta semana. A sequência da apresentação musical vai ao ar no próximo sábado (24) com a continuação do show exclusivo. Esse especial foi gravado pela emissora pública na Sala Municipal Baden Powell, no Rio de Janeiro.
 
Sem Censura temático no Dia da Consciência Negra
 
A apresentadora Vera Barroso recebe convidados especiais no Sem Censura de terça (20), Dia da Consciência Negra. No ar às 17h30, o programa tem a presença da estilista Ligia Parreira, o comunicador Rene Silva, a professora Iamara Viana e o músico Vidal Assis.
 
Integrante do coletivo "Afrocriadores", a designer Ligia Parreira fala sobre a marca chamada "Devassas". Já o ativista Rene Silva, fundador do jornal "Voz das Comunidades", aborda o jornalismo comunitário.
 
A professora Iamara Viana é doutora e tem pesquisas sobre a escravidão. Alguns dos estudos da educadora abordam Zumbi dos Palmares. O cantor e compositor Vidal Assis comenta sua trajetória musical e destaca grandes parcerias da carreira como o trabalho com Elton Medeiros.
 
Raízes da cultura negra são lembradas no Recordar é TV
 
O Recordar é TV viaja no tempo para homenagear a influência africana na cultura nacional. O programa resgata do acervo da emissora pública o especial "Presença Negra" exibido pela antiga TVE-RJ em 1995.
 
Com apresentação requintada do cantor e compositor Nei Lopes, a produção conta com a participação de Clementina de Jesus (em imagens de arquivo de 1981), Leci Brandão, Alcione, Gilberto Gil e muito bambas.
 
Filósofa Djamila Ribeiro participa do Estação Plural
 
Os apresentadores Ellen Oléria, Mel Gonçalves e Fernando Oliveira (Fefito) conversam com a filósofa Djamila Ribeiro no programa Estação Plural que a TV Brasil exibe na quarta (20), excepcionalmente, às 21h45.
 
Entre outros temas, o bate-papo aborda direitos humanos, genocídio da população negra, religião e homossexualidade. No quadro do desafio Aurélia, momento em que os convidados buscam adivinhar o significado de termos do universo LGBT, Djamila tenta descobrir o sentido da expressão "turca marcada" na linguagem pajubá.
 
Singulares traz entrevista internacional com DJ Chubby Chub
 
O badalado músico norte-americano DJ Chubby Chub é o convidado da série Singulares nesta quinta (22), às 21h15, na TV Brasil. O artista fala sobre a cultura hip hop, analisa os desafios do trabalho de DJ, revela seus novos projetos e conta porque se apaixonou pelo funk brasileiro.
 
Com mais de duas décadas de carreira criando músicas irresistíveis para as pistas de dança, Chubby Chub veio ao Brasil para gravar o clipe da faixa "Come this way" e lançar seu novo projeto: "We Love Baile Funk". A meta é popularizar nos Estados Unidos a batida do funk brasileiro, numa nova mistura com ritmos latinos já consagrados, como o reggaton.
 
Viralizando discute a representatividade da mulher negra
 
As youtubers Jacy July e Luany Cristina são entrevistadas pelo apresentador Alan Ribeiro no programa Viralizando desta sexta (23), às 21h15, na TV Brasil. A entrevista aborda diversos assuntos como beleza, moda e política, mas sobretudo o empoderamento e a representatividade das mulheres negras na internet    .

Programação da Semana da Consciência Negra na TV Brasil
 
Sábado, 17 de novembro
22h00 Todas as Bossas – Razões Africanas – Parte 1
 
Segunda-feira, 19 de novembro
22h45 Atos – Pré-estreia com Antonio Pitanga
 
Terça-feira, 20 de novembro
17h00 Sem Censura – Vera Barroso recebe convidados para um papo temático
22h15 Recordar é TV – Presença Negra
22h45 Um Abraço Negro – Luciana Barreto convidados para um papo temático
 
Quarta-feira, 21 de novembro
21h45 Estação Plural – Ellen Oléria, Mel Gonçalves e Fefito recebem Djamila Ribeiro
22h45 Um Abraço Negro – Luciana Barreto convidados para um papo temático
 
Quinta-feira, 22 de novembro
21h15 Singulares – DJ Chubby Chub
22h45 Um Abraço Negro – Musical com Mombaça, Nilze Carvalho, Serjão Loroza, Rosa Maria Colin e Xande de Pilares
 
Sexta-feira, 23 de novembro
21h15 Viralizando – Alan Ribeiro receber youtubers Jacy July e Luany Cristina
22h45 Um Abraço Negro – Musical com Carlos Negreiros, Délcio Teobaldo, Dream Team do Passinho, Da Ghama e Afroreggae
 
Sábado, 24 de novembro
22h00 Todas as Bossas – Razões Africanas – Parte 2 




Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.