TV Brasil faz pré-estreia de 'Atos' com Antonio Pitanga nesta segunda

Imagem/Divulgação TV Brasil 
O experiente Antonio Pitanga é o convidado da pré-estreia de Atos, nova produção da TV Brasil em parceria com a Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) que investiga os desafios do processo de formação do ator.
A primeira entrevista conduzida por um grupo de atores em formação, mediados pelo professor e diretor teatral Antonio Gilberto, vai ao ar nesta segunda (19), às 22h45. O programa é uma das atrações inéditas da emissora pública para a Semana da Consciência Negra.
Em 13 episódios de 26 minutos, Atos recebe grandes nomes da dramaturgia brasileira. Participam dessa primeira temporada da atração personalidades como as atrizes Júlia Lemmertz, Heloísa Périssé, Françoise Forton, Cristina Pereira, Jane Di Castro e Carmem Verônica, os atores Otávio Augusto, Tônico Pereira, Renato Borghi e Johnny Massaro, além dos diretores Amir Haddad e Ary Coslov.

Antonio Pitanga abre o coração em Atos
Prestes a completar 80 anos de vida e 60 de carreira, Antônio Pitanga é um dos principais nomes do cinema, teatro e televisão no país. Convidado para essa edição especial do programa Atos, o veterano ensina e orienta com a emoção de um menino.
O artista foi um dos únicos atores negros durante o período do Cinema Novo e fez história ao dirigir o longa "Na boca do mundo" (1979), considerado um marco no cinema negro brasileiro.
No currículo, mais de cem filmes, novelas, séries e especiais. Inspiração para gerações, o ator conversa durante a gravação do Atos sobre sua trajetória artística, sempre permeada de consciência política.
"Eu nunca pensei em ser referência, mas a idade vai nos dando conhecimento e maturidade para olhar no retrovisor e constatar que fiz uma bela caminhada", avalia o ator, que atribui seu crescimento ao instrumento socializador da cultura em suas mais diversas vertentes.
Pitanga também revela quem são suas referências artísticas desde que iniciou a carreira. Ele cita Ruth de Souza, Abdias do Nascimento, Grande Otelo, Fernanda Montenegro, Nathalia Timberg, Sérgio Britto e Othon Bastos, entre outros. "Eu bebo muito na fonte dos meus colegas, eu aprendo muito vendo espetáculos dos meus colegas. Gosto muito de ir ao teatro e ao cinema", acrescenta.
Em se tratando de cultura, tema que o move com paixão, Pitanga tece críticas à condução das políticas culturais no país, a qual considera perversa: "A gente continua sendo o Dom Quixote, procurando o moinho. A cultura continua assim", dispara.
Convidado relata rotina antes de entrar em cena
Durante o encontro gravado na CAL, o artista fala do início da sua carreira no cinema ainda em Salvador, reflete sobre a relação entre juventude e maturidade, destaca a importância do teatro na formação dos atores e reverencia o cineasta Glauber Rocha.
Seguido pelo olhar ávido por conhecimento dos alunos, com questionamentos sobre a arte de atuar, o generoso Pitanga – como é chamado pelos amigos – dá uma verdadeira aula de cultura brasileira, cinema, televisão e teatro.
"Tenho uma maneira muito particular de trabalhar meus personagens independente de ser urbano, rural, de época. Eu vou para as ruas. Vou para a multidão. Lá eu consigo entender que universo é esse. São mil vozes e rostos. Começo a trabalhar no entender do ser humano, das suas manifestações e reações. Isso me agrada e me dá paz", afirma.
Pai da atriz Camila Pitanga e do ator Rocco Pitanga, o experiente artista conta como se prepara para entrar em cena. Também faz exercícios de corpo e passa referências para o grupo.
"Sou muito peralta nesse negócio de exercício, alongamento. Gosto de chegar uma ou duas horas antes [da peça começar]. Ir ao camarim. Gosto de visitar o palco. Fazer minha dança, minha capoeira. Quando eu volto ao camarim já estou um pouco inebriado, olho o texto novamente e entro em cena."
No final do episódio que marca a pré-estreia de Atos, o convidado é homenageado pelos atores-alunos que interpretam uma cena do filme "A Grande Feira " (1961), do diretor Roberto Pires, no qual Pitanga viveu o personagem "Chico Diabo".

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato