Home Top Ad

'Um olhar sobre o mundo' da TV Brasil visita a linha de frente no conflito entre Israel e Gaza

Share:

Imagem/Divulgação TV Brasil
A tensão entre o governo de Israel e o movimento islamista Hamas voltou a se acirrar depois de uma operação das forças especiais israelenses em Gaza na noite de domingo (11). Falando da cidade de Ashkelon, ao norte da Faixa de Gaza, a brasileira Marly-Michal Barg Wertman relata o cotidiano de quem vive no fogo cruzado desse conflito no programa Um olhar sobre o mundo desta segunda (19), às 21h45, na TV Brasil.
 
Wertman chegou em Israel pouco antes da Guerra do Yom Kippur e mora há 44 anos em Ashkelon, cuja fronteira fica a cerca de 10 km de Gaza. Ela conta como se adaptou às necessidades da região ao longo do tempo.
 
"Estou sentada dentro do meu quarto de segurança. Os prédios construídos nos últimos 20 anos vêm com um bunker", explica. Mas apesar da melhora na infraestrutura de defesa, o impacto do conflito continua evidente. "Eu saí para caminhar e a uns 700 ou 800 metros da minha casa ouvi um estrondo muito grande de um foguete que caiu em um parque", lembra. 
 
Sobre o outro lado, Wertman destaca a fragilidade dos territórios palestinos. "Eu me coloco no lugar de uma avó do lado de lá, como ela deve se sentir com os netos sem nenhuma proteção", pondera.
 
A convidada recorda também que os ataques contra Ashkelon acontecem em um contexto particularmente complexo pois a região abriga usinas de energia e reservatórios de água que servem a população de Gaza.
 
A conversa entre Moisés Rabinovici e Marly Wertman também aborda as medidas de segurança que os civis israelenses seguem durante os ataques, a possibilidade de uma trégua e as maneiras como a paz entre os dois lados pode retornar. 




Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.