Beth Carvalho e Fundo de Quintal são os convidados de Samba na Gamboa da TV Brasil


A sambista Beth Carvalho e o grupo Fundo de Quintal são os convidados do programa Samba na Gamboa, que vai ao ar no sábado, dia 29, às 18h30 na TV Brasil. No programa, que é um tributo aos 40 anos do disco “Pé no Chão”, Beth Carvalho e o Fundo de Quintal vão contar como a geração formada à sombra da tamarineira do Cacique de Ramos (bloco de carnaval do subúrbio do Rio) revolucionou as rodas do País.

No repertório do Samba na Gamboa, sucessos como “Água de chuva no mar”, “Ô Isaura”, “Chinelo novo”, “O show tem que continuar”, “Água na boca”, “Coisinha do pai”, “Vou festejar”, “Goiabada cascão” e “Agoniza mas não morre”. Além de revelar ao país a musicalidade do grupo Fundo de Quintal e da geração do Cacique, o disco ainda ficou famoso por marcar um encontro de gerações. 

No programa apresentado por Diogo Nogueira, Beth Carvalho conta como garimpou composições de um time de gênios lendários da MPB, como Candeia, Cartola, Nelson Cavaquinho, Paulo da Portela, unindo o clássico às mais fervilhantes inovações das rodas de samba. 

Apaixonada por música, Beth Carvalho cresceu ouvindo as canções de Aracy de Almeida, Elizeth Cardoso, Sílvio Caldas, todos amigos de seu pai. Influenciada pela bossa nova, tornou-se cantora nos anos 60, época em que a juventude se reunia nas festinhas e reuniões musicais na Zona Sul. 

Mas Beth iria muito além. Após o pai ser cassado pelo regime militar, a cantora passou a dar aulas de violão. Em 1965, gravou o primeiro compacto “Por quem morreu de amor”, de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli. Participou de festivais da canção e do show “A hora e a vez do samba”, com Nelson Sargento e Noca da Portela.

Militante fiel dos movimentos sociais e causas políticas, Beth expandiu suas fronteiras e soube garimpar o ouro que havia do outro lado da cidade, nas reuniões musicais do Cacique de Ramos. Já consagrada como cantora, com sucessos como “Andança” e discos bem-sucedidos, Beth se emocionou com a musicalidade que brotava nos pagodes à sombra da tamarineira do Cacique de Ramos. 

No disco “Pé no chão”, revelou ao país essa nova safra de compositores e músicos e introduziu em seus discos instrumentos como o banjo com afinação de cavaquinho, o tantan e o repique de mão, inovações criadas pelos músicos do Fundo de Quintal. O Brasil inteiro aplaudiu e Beth passou a ser chamada madrinha do samba, lançando ao estrelato grandes nomes como Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz. 

Com 33 CDs, 15 discos de ouro, cinco DVDs, o grupo Fundo de Quintal foi vencedor do Grammy Latino em 2015 na categoria melhor álbum de samba. Tem ainda quatro discos de platina. Seus integrantes revolucionaram o samba, introduzindo novos instrumentos e lançando artistas do quilate de Arlindo Cruz, Jorge Aragão e Sombrinha. 

O grupo é marcado pela inconfundível batida do tantan, do repique de mão e do pandeiro. Líder, Bira Presidente encanta pelo samba no pé e arte do pandeiro. Ao lado de Sereno, cantor, compositor e inventor do tantan, e de Ubirany, que lançou o repique de mão, do bamba Ademir Batera, e dos jovens integrantes Marcio Alexandre e Junior Itaguaí, eles formam o time de ouro do samba de raiz, sinônimo de qualidade em todo o Brasil.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato