Marcelo Tas fala sobre transexualidade no Estação Plural da TV Brasil


O jornalista e apresentador Marcelo Tas participa do programa Estação Plural desta quarta (12), às 22h15, na TV Brasil. Com sua irreverência característica, o convidado, que também é ator, recorda alguns dos diversos personagens que já interpretou na televisão.

Durante a entrevista para os apresentadores Ellen Oléria, Mel Gonçalves e Fernando Oliveira (Fefito), Tas também aborda assuntos sérios como a relação com o filho Luc que é transexual, os preconceitos linguísticos, os crimes digitais e a capacidade de argumentação.

Dono de um espírito provocador inconfundível, o também diretor e roteirista reflete sobre a argumentação nos embates da sociedade contemporânea e alerta para as ocasiões em que o diálogo se torna agressão.

"Todos nós hoje temos uma tarefa de transformar isso. A gente precisa principalmente conviver com quem pensa diferente de nós. Através da conversa vamos trocando ideias e lidando com o conflito. O confronto é quando se parte para a ignorância", define ao destacar os ataques às mulheres, aos gays e aos negros apenas por serem quem são.

Ícone da infância dos anos 1980, Marcelo Tas vivenciou personagens como o repórter fictício Ernesto Varela e o Professor Tibúrcio no programa infantil "Rá-Tim-Bum". Quando os apresentadores ainda eram crianças, Tas já brilhava nas telinhas e conta histórias daquela época. Eles aproveitaram a presença do jornalista no Estação Plural para se lembrar do refrão que o professor sempre usava: "Por que sim não é resposta!".

A apresentadora Mel Gonçalves, como mulher trans, tinha outro tema importante com Tas: agradecer pela maneira como ele, pai do trans homem Luc, se referiu a essa questão sempre com naturalidade e clareza. Essa introdução levou às pautas do programa: a relação de Tas com os professores que teve pela vida e as lições que aprendeu com seu filho Luc. "A ignorância é algo muito perigoso. Quando você tem medo de aprender coisas novas, pode causar violências terríveis", afirma.

Preconceito linguístico

O programa da TV Brasil aborda ainda preconceitos linguísticos, crimes digitais e como as pessoas às vezes tiram conclusões apressadas com base em sotaques e regionalismos. No quadro do dicionário pajubá, Marcelo Tas tem que descobrir o significado da palavra “BET” (lê-se Betty) na gíria LGBT. Será que ele acerta?

O Estação Plural consulta o professor de língua portuguesa Sérgio Nogueira Duarte que fala sobre o combate à intolerância linguística e a respeito da língua padrão. "O preconceito linguístico é uma realidade. Precisamos aprender as variantes linguísticas. Todas têm o seu valor e seu devido lugar o que nos cabe é saber fazer a devida adequação: quando eu posso utilizar determina linguagem", pondera.

Para Marcelo Tas, é preciso respeita a diversidade nacional. "A riqueza do Brasil é essa variedade de raças, sotaques... A gente não pode negar isso", defende. Ele ainda conversa com os apresentadores sobre as expressões e os neologismos próprios da era internet. "Eu tento mais aprender do que ensinar. O grande truque na internet é ouvir", opina.

Discussão na web e crimes digitais

Ainda no tema da web, ele não admite entrar em embates rasos. "Eu tenho uma regra para discussão nas redes sociais. Se a pessoa partir para a agressão não dá pra continuar a conversa. Procuro debater com gente que foi muito mais pesada na argumentação, muitas vezes até me acusando de coisas que não fiz, para continuar o diálogo do que quem parte para o xingamento", explica.

Sobre os crimes digitais, Marcelo Tás é enfático. "É preciso denunciar e falar com transparência. Não se pode abaixar a cabeça nem colocar pra debaixo do tapete. A gente atribui a internet poderes malévolos, mas são pessoas que estão por trás dessas ações. É legal para a gente afinar a nossa sensibilidade".

O jornalista vai além. "A notícia que eu tenha é a seguinte: não tem volta. Estamos em uma era que só se acelera. Não se pode ter medo. É uma era da transparência. As coisas não ficam mais escondidas até para um caso de intimidade. A gente vai ter que saber conviver com esse barulho.", finaliza.

No quadro do desafio Aurélia, momento em que os convidados buscam adivinhar o significado de termos do universo LGBT, Marcelo Tas tenta descobrir o sentido da expressão "BET" na linguagem pajubá.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato