Parque Nacional da Serra da Bodoquena é destino de série ambiental da TV Brasil


O quinto episódio inédito da série Parques do Brasil viaja até o Mato Grosso do Sul para mostrar as belezas naturais da fauna e da flora do Parque Nacional da Serra da Bodoquena que fica situada na borda sudoeste do Pantanal.

A expedição vai ao ar nesta quarta (12), às 21h45, na TV Brasil. Em sua primeira temporada, o programa que revela as Unidades de Conservação do país é uma parceria entre a emissora pública, a Fiocruz e o ICMBio.

No bloco inicial, a produção explora a região norte da unidade. Lá, a equipe sobre o Morro do Boi e faz imagens exclusivas de um enorme campo de lapiás. Essa formação é caracterizada pela reação química entre a água da chuva e a pedra calcária, criando uma paisagem marcada por rochas talhadas impressionantes.

Na base do morro, os exploradores descem pelo rio Salobra que corta a montanha com suas águas verde-turquesa, formando cânions, enseadas, corredeiras e cachoeiras de grande beleza.

O caminho está repleto de peixes de várias espécies e outros animais como a lontra, a arara-azul, o udu-de-coroa-azul e a saracuá-de-barriga-vermelha. A produção segue até o Poção, uma incrível nascente encravada no meio da montanha.

Fora do parque, avista-se a Boca da Onça, a maior cachoeira do Estado com 156 metros de altura. A primeira parte termina ao revelar como a unidade está cercada por fazendas com áreas de pasto e plantações onde os animais fazem rápidas excursões ao cair da tarde.

Ecossistema do Pantanal

O segundo bloco percorre a área sul do Parque Nacional da Serra da Bodoquena. A visita apresenta o rio Perdido que nasce numa região de enorme beleza. Ele flui para dentro de uma dolina (depressão) e desaparece da superfície da terra.

O rio ressurge um quilometro depois e segue por dentro da floresta atlântica criando cachoeiras repletas de tufas calcárias. As tufas são formadas por grãos muitos finos e restos de fósseis de seres que viviam há 500 milhões de anos, quando esta região era o fundo de um oceano.

O programa da emissora pública ensina que as águas nascentes na vasta Serra da Bodoquena vão alimentar importantes rios formadores do Pantanal. O ecossistema do Parque é um dos que mais chama a atenção na região.

Um dos destaques da fauna é a harpia, animal símbolo do parque. Parques do Brasil presencia o inusitado encontro entre um bicho-pau e uma formiga. Os expedicionários observam um tímido pica-pau-de-topete-vermelho, vários sapos-folha, uma pipira-da-taoca e rastros de queixadas, veados-mateiros, antas e onças.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato