Nelson Motta analisa relação entre literatura e música no Trilha de Letras da TV Brasil


A convergência da literatura com a música pauta a entrevista do experiente jornalista Nelson Motta para o programa Trilha de Letras desta terça (3), às 21h15, na TV Brasil. Escritor, compositor e produtor musical, o convidado recorda diversas situações inusitadas de sua trajetória que se confunde com a de personalidades da música brasileira.

No papo com o apresentador Raphael Montes, à vontade, em sua casa, o veterano conta episódios pitorescos como a polêmica em relação à biografia de Tim Maia. Descontraído, Nelson Motta explica que compõe sucessos em cima de uma melodia como nos hits "Bem que se quis" e "Como uma onda".

Motta destaca de que forma a verve letrista de compositor o tornou um escritor melhor. "Quando você vai escrever um livro é o ritmo que leva o leitor adiante. Para levá-lo ao próximo parágrafo não basta a trama. O ritmo vai hipnotizando. Isso me ajudou. Na hora de escrever, posso ter todos os defeitos, menos falta de ritmo e sonoridade nas frases", pondera.

"A música é importante para alimentar a literatura em certo sentido. Como eu fiz muita letra de música, que é um exercício intelectual duríssimo porque você tem uma estrada limitada com ritmos que você tem de adaptar, você tem de contar uma história em 20 versos e dois minutos. É um exercício de síntese e de sonoridade muito bom", ensina o caçador de talentos que já apadrinhou muitos artistas.

Tropicalismo

Astuto e despojado, Nelson Motta comenta com Raphael Montes no papo gravado para o Trilha de Letras como sua carreira foi construída e de que modo vários acontecimentos curiosos a influenciaram como o fato de ter cunhado, sem querer, o nome do movimento tropicalista.

"É resultado de uma noite de chopp e animação aqui no verão com Glauber Rocha, Barretão, Cacá Diegues e a turma de cinema. Queríamos saudar o momento que a gente estava vivendo: ‘Terra em Transe’, o Teatro Oficina, a música de Gil e Caetano, Hélio Oiticica e tudo isso acontecendo ao mesmo tempo. Havia grande euforia com isso porque não se via desde 1922 na Semana de Arte Moderna", recorda.

"Publiquei uma coluna com o título ‘Cruzada Tropicalista’. Foi tão irresponsável, mas foi levado a série. Gente ficou contra e a favor. Precisava dar um nome. Na época, Caetano (Veloso) odiou o nome e eu também. Anos depois, ele passou a amá-lo. Todo mundo acha que não poderia ter nome mais apropriado e abrangente que serve para tudo. É um movimento e linguagem brasileira", recorda.

Cena musical contemporânea

Nelson Motta comenta a nova MPB e a nova cena da música brasileira atual. "Tem muitos bons artistas nesse filão pop e MPB. Adoro vários. Amor o Tim Bernardes e o Terno. É o meu favorito. É um espetáculo. Encontrei com Caetano (Veloso) e falamos. ‘Nós pensávamos que já estava tudo feito’. E rimos muito com isso", recorda.

Durante a conversa, o crítico declara que gosta bastante de Paula Fernandes e Anitta. Nelson Motta destaca suas preferências. "Não gosto do sertanejo, mas tenho interesse sociológico pelo funk, mas que social. É uma música boa também, pancadão, é um ritmo original brasileiro, está indo para o mundo", avalia.

Literatura de ficção

Além de compositor e jornalista, Nelson Motta também redige obras de ficção como "O Canto da Sereia", livro de literatura policial com música e Bahia. As publicações desse segmento do autor também estão em debate no Trilha de Letras. "O texto encontrou sua melhor tradução na televisão. Eu amei a série. A série é melhor que o livro porque o livro era minha primeira experiência na ficção e eu ainda não dominava a estrutura", admite.

Além da conversa sobre literatura e música, Raphael Montes e o convidado abordam no Trilha de Letras a biografia do jornalista, "As sete vidas de Nelson Motta". O renomado produtor musical e escritor também dá dicas para os jovens autores.

O Trilha de Letras desta semana também traz o depoimento do músico Chico César. No quadro "Leituras com a Katy", "O Primo Basílio", de Eça de Queiroz, é a dica da jornalista Katy Navarro. Já o projeto "CRIA", ganha espaço no quadro "Dando a letra".

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato