Pepe Mujica aborda questões humanitárias e morais em ‘Frágil Equilíbrio’ do Canal Curta!


O filme “Frágil equilíbrio” narra três histórias que se desenrolam em três continentes, com personagens que vivem dramas relacionados a problemas do mundo contemporâneo. Uma das linhas narrativas mostra pessoas fugindo de países africanos em colapso e tentando entrar ilegalmente na Europa; paralelamente, vemos a dura situação de um trabalhador espanhol desassistido pelo Estado, que gastou todas as suas economias para cuidar da mulher com câncer, e o triste cotidiano de workaholics japoneses, que dedicam todo o seu tempo ao trabalho. Os comentários críticos de José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai, costuram um elo entre as três narrativas, abordando temas como a crise dos refugiados e as relações trabalhistas. Conhecido por ter um estilo de vida extremamente humilde e por defender os direitos humanos, o ex-presidente diz, no documentário: “Encaramos problemas pavorosos, e os países centrais não conseguem orquestrar uma liderança para causar um impacto. Em vez disso, nos dedicamos a disputas inúteis de poder e não solucionamos os problemas da humanidade”. O longa, do diretor espanhol Guillermo García López, foi filmado durante três anos. Entre os cenários, estão Uruguai, Japão, Marrocos, México, Espanha, Hong Kong, Qatar, Reino Unido e Chile. Na Quinta do Pensamento, dia 20, às 21h. 

Série “Inhotim Arte Presente” investiga a relação entre performance, filme e escultura na obra de Matthew Barney 

Intitulada “De Lama Lâmina”, a obra do artista americano Matthew Barney em Inhotim é um domo de aço e vidro no meio do cenário verde. Curiosamente, os vidros são espelhados, refletindo a natureza que cerca a estrutura. Assim, essa intervenção humana se insere harmoniosamente no meio da vegetação mineira. Barney é conhecido por juntar performance, recursos audiovisuais e esculturas em suas obras. Uma de suas criações famosas é um ciclo de cinco filmes, raramente exibidos publicamente (e nunca lançados em DVD), chamado “Cremaster”, com esculturas e cenários oníricos feitos exclusivamente para esse fim. A obra “De Lama Lâmina”, trechos dos filmes “Cremaster” e depoimentos reveladores do seu criador estão em episódio inédito de “Inhotim Arte Presente”, série produzida com exclusividade para o canal com financiamento pelo Fundo Setorial do Audiovisual da ANCINE. Estreia do episódio na Terça das Artes, dia 18, às 23h.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato