Home Top Ad

Carlinhos de Jesus ensina Samba de Gafieira na série Em Dança da TV Brasil

Share:


O badalado coreógrafo, dançarino e professor Carlinhos de Jesus participa do episódio da série Em Dança desta sexta (14), às 22h45, na TV Brasil. Ao lado da apresentadora Priscila Rangel, ele revela os encantos do Samba de Gafieira.

Carlinhos de Jesus resgata a origem do samba de gafieira e mostra como é fácil aprender a dançar. "A gafieira é o local, o salão onde se dançam todas as danças de par, conhecidas como danças sociais. O samba dançado nas gafieiras é uma mistura do maxixe, do lundu, das polcas e valsas europeias", explica.

O bamba conta que no Brasil surgiu como forma de crítica às danças repletas de formalidades. Carlinhos comenta alguns movimentos específicos do samba de gafieira como o chamado "balão apagado" que também é característico do maxixe. "O passo foi transformado com o passar do tempo, mas mantem o conceito do movimento pélvico do casal como se estivesse rodando um bambolê e girando em torno do seu eixo".

Performances ajudam a aprender os passos

A atração da emissora pública é embalada por especialistas que fazem performances. Os convidados do programa Em Dança demonstram passos, falam sobre o surgimento dessa dança e debatem a etiqueta no salão e o papel da dama e cavalheiro na condução.

A dupla Diego Fiori e Luciana Teixeira ensinam o passo básico para quem quiser acompanhar a dança. No Rio de Janeiro, Léo Fortes e Robertinha comentam o samba funkeado, uma forma de dançar o samba de gafieira, e ensinam passos característicos.

Já em Brasília, Luh Nascimento, Vitor Avelar, Anna Elisa Iung e Thiago Sebba destacam a etiqueta da dança e refletem sobre o papel da dama e do cavalheiro como condutores e conduzidos

Artur Altobeli e Priscila Carmona que fazem performance da dança em frente ao Clube do Choro, em Brasília.