Sambista Noca da Portela lança biografia no programa Sem Censura da TV Brasil


Para celebrar os 86 anos do cantor e compositor Noca da Portela, o artista apresenta sua biografia no programa Sem Censura desta segunda (17), ao vivo, às 17h30, na TV Brasil. O livro-CD "Noca: da Portela e de todos os sambas" recupera episódios marcantes da trajetória do bamba na música e na vida.

Na entrevista à emissora pública, o convidado bate um papo com Vera Barroso sobre carnaval, a escola de samba do coração e seus novos projetos. Entre uma história e outra, promete dar uma canja de seus hits.

Sambista da Velha Guarda, Noca é compositor de sucessos nacionais, autor de vários sambas-enredo da Portela e de blocos de rua como o Barbas. Com mais de 70 anos no universo da música, é o autor de composições antológicas como "Caciqueando" e "É Preciso Muito Amor", além de clássicos da Portela como "Gosto que me Enrosco" (1995) e "ImagináRIO" (2015).

O experiente músico participou da fundação da agremiação Paraíso do Tuiuti, do bairro de São Cristóvão, também no Rio de Janeiro. Para a escola, também compôs diversos sambas-enredo vencedores.

A biografia "Noca: da Portela e de todos os sambas" conta a história do ex-feirante mineiro deste a infância cidade Leopoldina até as rodas de samba no Rio de Janeiro. A obra foi escrita pelo professor Marcelo Braz, tem apresentação do especialista Luiz Antonio Simas, prefácio do professor Roberto Medronho e contracapa assinada pelo sambista Paulinho da Viola.

Jorge Jaber aborda desafios dos dependentes químicos

Ainda na edição do Sem Censura desta segunda (17), a apresentadora Vera Barroso recebe no estúdio da TV Brasil o psicanalista Jorge Jaber, o gestor de carreira Ricardo Machado e o artista baiano Tiago Sant'Anna.

Especialista em dependência química, o psicanalista e psiquiatra Jorge Jaber fala sobre as dificuldades que os dependentes químicos enfrentam nessa época de festas de final de ano. O profissional também aborda temas como depressão e tratamentos para pessoas que precisam de ajuda.

O gestor de carreiras Ricardo Machado traz recomendações para se evitar passar vexame na festa de fim de ano das empresas. O consultor orienta qual a postura mais apropriada para essas ocasiões.

Já o artista baiano Tiago Sant'Anna, doutorando em Cultura e Sociedade da UFBA, explica sua pesquisa a respeito da imagem histórica dos sapatos como símbolo de libertação pós-abolição negra no Brasil.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato