Thalita Rebouças fala sobre celebridades literárias no Trilha de Letras da TV Brasil


A escritora best-seller Thalita Rebouças é entrevistada no programa Trilha de Letras desta terça (11), às 21h15, na TV Brasil. A jornalista bate um papo sobre sucesso literário com o também escritor e apresentador Raphael Montes.

Com a energia contagiante que a caracteriza, Thalita reflete sobre o perfil dos autores hoje em dia. "Eu nunca fui exatamente o que se espera de uma escritora", conta a convidada. "Sempre desconstruí a imagem do escritor", lembra a jornalista que não julga ser uma celebridade, apesar de suas séries de livros serem um fenômeno de venda.

"Eu não me considero uma escritora-celebridade, mas é claro que fiquei conhecida por conta dos meus livros", declara a autora logo no início da conversa gravada para a emissora pública em sua casa onde tem uma biblioteca com seus livros e de outros escritores.

Thalita Rebouças recorda que sentiu a ‘virada na carreira’ com "Fala sério, Mãe!" (2004), sua terceira publicação e segunda obra voltada ao público adolescente. A repercussão foi tamanha que ela fez uma série de livros sobre o tema. A convidada também aborda a adaptação de suas obras para a televisão e o cinema. Ela menciona outros títulos que ganharam as telonas: "Uma Fada Veio Me Visitar" (2007) e "Tudo Por Um Pop Star" (2003).

A escritora ainda destaca como o público de uma obra pode ser diferente daquele previsto inicialmente. "Meu primeiro livro foi ‘Traição entre amigas’ (2000) que era para jovens adultos, mas quem gostou dele foi a galera de 12 a 15 anos. Eles se apaixonaram. Essa turma se reconheceu minhas páginas. Então decidir escrever para eles", diz Thalita que comenta a expectativa sobre a recepção dos leitores quando vai lançar uma nova obra.

A qualidade do texto literário, o número de exemplares vendidos e a autenticidade do autor são fatores que determinam a repercussão de uma obra. Para Thalita Rebouças, o carisma dos escritores também faz diferença.

"Hoje, com o sucesso da literatura infantojuvenil, com tantos jovens escrevendo para jovens, o panorama do mercado literário está mudando. Cada vez mais os autores estão dando a cara a tapa", avalia a jornalista.

Babi Dewet analisa conteúdo na internet

Essa edição do programa Trilha de Letras também traz o depoimento da escritora e youtuber Babi Dewet que fala sobre a relação sobre autor, público e conteúdo na internet. Ela comenta se esse papeis já estão definidos no mundo contemporâneo.

"Hoje em dia o autor faz parte do produto. É muito importante ter essa identificação com as pessoas e a internet cria esse espaço. Os autores que aproveitam isso conseguem um contato muito mais próximo com os leitores que passam a se interessar ainda mais pelas suas obras".

Formada em cinema, Babi começou a carreira escrevendo fanfics e já lançou cinco livros com destaque para a trilogia "Sábado à Noite". Amante de música, a influenciadora digital apresenta shows e eventos de cultura coreana e pop. Ela também possui um canal no YouTube sobre KPop e livros.

Primeiro livro dos sete volumes da série de fantasia Harry Potter, da escritora britânica de J.K. Rowling, o título "Harry Potter - A pedra Filosofal" é a dica da jornalista Katy Navarro que fala sobre a obra que dá início à saga do bruxo que também ganhou as telonas. O programa da TV Brasil apresenta o blog "Literatura é bom pra vista" no quadro "Dando a letra".

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato