Era das Grandes Navegações Série aborda expansão do capitalismo global neste sábado na TV Brasil

Imagem/Divulgação TV Brasil
O quinto episódio inédito da série História Mundial com Andrew Marr neste sábado (26), às 20h30, na TV Brasil, acompanha o período de ascensão da Europa ao resgatar eventos das Grandes Navegações, sob a perspectiva da expansão do capitalismo global a partir do Velho Continente.
 
O apresentador Andrew Marr destaca a dinâmica da pirataria à iniciativa privada ao recordar como Cristóvão Colombo alcançou a América enquanto procurava pela China. A busca pelo ouro e a disseminação do Cristianismo levaram os europeus a descobrir novas terras.
 
A série aborda os Incas no Peru e os Maias na América Central. Andrew Marr visita Cajamarca, onde o rei Atahualpa foi mantido em cativeiro por Pizarro e forçado a se converter ao Cristianismo.
 
Enquanto a Europa se dividia em guerras religiosas após a Reforma, a partir do protesto de Martinho Lutero contra a Igreja Católica, os espanhóis colonizaram esse chamado Novo Mundo e trouxeram de volta 10 trilhões de dólares em ouro e prata.
 
A produção da emissora pública inglesa BBC revela que foram os empresários holandeses e ingleses que inventaram o verdadeiro fazedor de dinheiro: empresas limitadas e a bolsa de valores. 
 
Esses europeus lutavam mano-a-mano para controlar o comércio marítimo mundial de especiarias, peles e luxos como as tulipas. Nos 145 anos de 1492 a 1637, o capitalismo europeu nasceu e se espalhou pelo mundo.
 
Entre outros temas, a série exibida pela TV Brasil resgata episódios da história como a trajetória de Ivan o Terrível e a conquista da Sibéria no século XV e destaca a cultura japonesa no encerramento da época feudal.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato