Home Top Ad

Comédia "O Lamparina" é exibida na sessão Cine Verão da TV Brasil nesta sexta

Share:

FOTO: Divulgação TV Brasil
Sátira sobre o cangaço, o longa nacional "O Lamparina" é o destaque da faixa Cine Verão desta sexta (8), às 22h45, na TV Brasil. Estrelada por Amácio Mazzaropi, a produção de 1964 é uma paródia do clássico "O Cangaceiro" (1953), sucesso que ganhou o prêmio de melhor filme de aventura e de melhor trilha sonora no Festival de Cannes.

A trama de faz "O Lamparina" faz uma abordagem repleta de crítica e ironia sobre o tema que estava bastante presente nas telonas do país. O assunto pautava diversas obras do cinema nacional naquela época após a repercussão de  "O Cangaceiro", longa inspirado na história de Lampião e que foi dirigido pelo cineasta Lima Barreto com diálogos da escritora Rachel de Queiroz.

A mostra de sétima arte em cartaz na programação da emissora pública apresenta esta semana produções marcantes da filmografia do ator e cineasta Amácio Mazzaropi, ícone da comédia no cinema brasileiro.

Considerado um dos maiores artistas nacionais de todos os tempos, ele usou a figura do 'Jeca' para fazer rir em dezenas de comédias com tramas simples que se distinguiam pelo uso de um humor singelo. 

Com cenas memoráreis, figurinos marcantes e direção de Glauco Mirko Laurelli, o filme rodado na Fazenda da Santa, em Taubaté, São Paulo, têm no elenco, além de Amácio Mazzaropi, artistas como Geny Prado e Emiliano Queiroz. 

Trama

Em "O Lamparina", Mazzaropi interpreta Bernardino Jabá, um pacato homem do campo. Cansados da vida em São Paulo, ele e sua família de caipiras emigram para o Nordeste do país. Lá, enfrentam aventuras na caatinga e no cangaço em um ambiente onde predomina a seca e a violência.

Para não se defrontar com o bando de cangaceiros de Zé Candiero, o caboclo acaba se disfarçando e é confundido com um deles. 

Incrementando a farsa em que se encontrou, o protagonista faz com que sua família inteira se passe por integrante do seu bando. Todos acabam indo parar no acampamento dos verdadeiros cangaceiros onde o 'destemido' Lamparina vai ter que mostrar que é um cabra valente de verdade. 

Perseguido pela polícia, Bernardino ajuda as autoridades a identificar os verdadeiros bandidos. Na confusão, ele acaba se perdendo da família.

Depois de passar um ano desaparecido, Bernardino Jabá assusta os habitantes da cidade de Sororóca ao retornar para casa e é confundido com uma alma penada. Eles pensavam que o matuto estava morto e agora é uma "assombração".