Samba do Trabalhador pauta programa musical de Diogo Nogueira na TV Brasil

FOTO:  Divulgação TV Brasil
O programa Samba na Gamboa deste sábado (9), às 18h30, na TV Brasil, recebe os cantores e compositores Mingo Silva e Nego Álvaro, músicos que integram o Samba do Trabalhador, para um papo com Diogo Nogueira.

Durante a entrevista, os convidados cantam "Cabô, meu pai", "Lendas da Mata" e "Povo do Ayê", sucessos dessa representativa roda de samba. Eles explicam a importância cultural do projeto e festejam artistas que mantêm a música popular viva e pulsante. Os bambas contam que o Samba do Trabalhador acontece no Clube Renascença todas às segundas à tarde.

Músicos fixos da roda de samba comandada por Moacyr Luz, Nego Álvaro e Mingo Silva fazem parte da iniciativa desde 2010 e 2011, respectivamente. Criado em 2005 de forma espontânea e sem pretensões, o Samba do Trabalhador já se firmou como um importante reduto para o fortalecimento e a difusão do gênero.

Além de abordar as trajetórias artísticas de Mingo Silva e Nego Álvaro e a relevância cultural do Samba do Trabalhador, essa edição do programa da TV Brasil ressalta a importância dos trabalhadores do samba, artistas que em sua maioria das vezes não têm o reconhecimento da mídia, mas que são responsáveis pela consolidação do gênero.

No Samba do Trabalhador, caravanas de turistas de vários estados batem ponto, artistas dos mais altos calibres já foram dar canja e figuras proeminentes pouco ligadas ao universo do samba já foram vistas. 

O projeto valoriza artistas que são responsáveis pela renovação do gênero, ajudam a formar novos públicos e contribuem na fertilidade da produção musical fruto da troca entre diferentes artistas.

Trajetória dos convidados

Sambista de vários talentos, compositor, percussionista e cantor, Mingo Silva é natural de Niterói e sempre esteve presente nas rodas de samba do Rio de Janeiro, procurando fortalecer os movimentos do samba de raiz.

Com isso teve a oportunidade de conviver e aprender acompanhando como percussionista grandes mestres do samba como Luiz Carlos da Vila, Ratinho, Monarco, Noca da Portela, entre outros.

O talento também o ajudou com a voz aguda que lhe é peculiar e uma maneira carismática de cantar. Mingo Silva possui um repertório multifacetado, interpretando sambas de sua autoria e de compositores já consagrados nas vozes de artistas como Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, João Nogueira, Roberto Ribeiro, Cartola etc.

Já Nego Álvaro foi criado na favela chamada Catiri no bairro de Bangu, na Zona oeste do Rio de Janeiro. Cresceu ouvindo seu irmão mais velho, Adelson Santos, tocar instrumentos de percussão.

Aos 10 anos de idade ganhou da mãe seu primeiro pandeiro, aos 13 foi pela primeira a uma roda samba, o Pagode da Tia Doca e lá teve uma epifania de que era aquilo que queria pra sua vida. Aos 15 já estava tocando profissionalmente no Pagode da Tia Ciça, e desde então segue uma brilhante trajetória como nome proeminente entre os novos talentos da cena sambista.

Com uma trajetória consistente, Nego Álvaro lançou seu primeiro CD solo "Cria do Samba" em 2016 pelo selo Coqueiro Verde. O disco foi produzido por Pretinho da Serrinha, com músicas de sua autoria, como a faixa-título.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato