Home Top Ad

TV Brasil apresenta show de jazz com o saxofonista Branford Marsalis

Share:

FOTO: Divulgação TV Brasil
A programação especial de verão da TV Brasil traz um espetáculo exclusivo do compositor e saxofonista Branford Marsalis e sua banda de jazz nesta quarta (13), às 21h45, na faixa Verão Show. O especial foi registrado em dezembro pela emissora pública na Sala Cecília Meirelles, no Rio de Janeiro.

Na apresentação, Marsalis toca com o pianista Joey Calderazzo, o baixista Eric Revis e o baterista Justin Faukner. Líder desse que é um dos melhores quartetos de jazz da atualidade, Branford Marsalis move-se sem esforço entre o virtuosismo individual e uma interação coletiva de tirar o fôlego.

Durante o espetáculo, o quarteto de Branford Marsalis realiza uma verdadeira aula em performance de jazz. A musicalidade e dinâmica dos artistas no palco fazem de suas apresentações uma das grandes experiências no jazz atual.

Trajetória parte do jazz tradicional de Nova Orleans

Considerado um dos maiores nomes do jazz contemporâneo, Branford Marsalis tem uma base sólida no jazz tradicional de Nova Orleans. Filho de um famoso pianista jazzístico, Branford já tocou com Mile Davis, Art Bakley, Herbie Hancock e Sting.

A obra do saxofonista tem forte influência de Wayne Shorter e John Coltrane em seu estilo musical, mas Branford também teve um longo namoro com R&B, o pop/rock e o hip-hop. Em sua carreira, o artista já foi diretor musical do famoso programa de televisão norte-americano "The Tonight Show with Jay Leno".

Em 2002, ele fundou o seu próprio selo Marsalis Music, que não só lançou gravações históricas com o Branford Marsalis Quartet, mas também deu voz a artistas como o pianista e vocalista Harry Connick Junior e o saxofonista Miguel Zenón.

Prêmios e família

O experiente nome do jazz também é solista frequente na música clássica. Branford já se apresentou com personalidades da música internacional como a Orquestra Sinfônica de Chicago, Filarmônica de Nova York, Orquestra Sinfônica Metropolitana de Tóquio, Bayerische Staatsoper, entre outras.

Vencedor de três Grammy Awards e indicado ao Tony Awards, o saxofonista Branford Marsalis é um dos maiores nomes do jazz contemporâneo e é uma das estrelas da programação de férias da TV Brasil. O show exclusivo do saxofonista foi gravado no início de dezembro, na Sala Cecília Meirelles, no Rio de Janeiro.

Filho de um pianista e de uma cantora, o saxofonista americano Branford Marsalis, de 58 anos, é, além de um dos maiores músicos vivos do jazz mundial, o irmão mais velho de uma família que é guardiã da tradição do gênero: o trompetista Wynton, diretor do Jazz at Lincoln Center e grande educador; o trombonista Delfeayo; e o baterista Jason.