TV Brasil estreia série infantil com brincadeiras de rua tradicionais nesta segunda

FOTO: Divulgação TV Brasil
Esconde-esconde, amarelinha, pega-pega, cabra-cega, cabo de guerra, mímica e morto-vivo são algumas das brincadeiras tradicionais da infância que a TV Brasil resgata a partir desta segunda (11) com a estreia da série documental "Tá na Hora de Brincar".

A produção vai ao ar diariamente, de segunda a sexta, em quatro horários às 10h20, 10h50, 13h20 e 14h35, com episódios inéditos, na TV Brasil Animada, faixa de programação da emissora pública dedicada ao público infantil.

Formada por 27 interprogramas de dois minutos, a série é voltada para a turminha na faixa-etária de 3 a 12 anos. Com uma dinâmica marcada pela naturalidade, a produção apresenta brincadeiras tradicionais explicadas na prática por crianças, com a ajuda de um palhaço brincalhão chamado Tananá interpretado por Igor Medeiros.

Cada edição traz um jogo comum em todo o país e demonstrado na versão da região em que é mais popular. As regras das brincadeiras são explicadas pelas crianças participantes ou pela narradora Antoniela Canto, em off, enquanto a garotada se diverte. A participação do palhaço Tananá deixa cada brincadeira ainda mais animada.

Realizada pela Framme Produções, do Piauí, a série "Tá na Hora de Brincar" foi a única produção do estado selecionada pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual (Prodav/TVs Públicas).

Com direção de Alexandre Mello, o interprograma reúne mais de uma dezena de crianças nas brincadeiras. A produção tem música original homônima de José Quaresma e André Melo, interpretada por Ezequiel Veloso e Gil Oliveira.

A TV Brasil é o canal que mais exibe esse conteúdo nacional em sinal aberto de acordo com o Informe de Acompanhamento do Mercado de TV Aberta, estudo divulgado pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) em 2016. Só naquele ano, a emissora pública levou ao ar mais de 1.162 horas de programação destinadas ao segmento.

Estreias fazem a alegria da garotada nas férias escolares


No final de janeiro, a TV Brasil lançou outras duas produções infantis inéditas para as crianças: o desenho "Chapeuzinho de todas as cores", inspirada no livro de Chico Buarque ilustrado por Ziraldo, e a animação "Bia Desenha", produção pernambucana que fomenta valores importantes na formação da juventude.

Série de animação com 13 episódios de 7 minutos, "Chapeuzinho de todas as cores" é uma adaptação da obra literária "Chapeuzinho Amarelo", que tem como tema central a superação de medos infantis através de ritos de passagem cotidianos.

Inspirado na publicação escrita por Chico Buarque e ilustrada por Ziraldo, o desenho mostra como a personagem supera seus medos de forma solitária, amadurecendo enquanto brinca com a estrutura formal das palavras.

Sob essa estrutura narrativa, a visão original da série consiste na apresentação de uma nova cor de chapeuzinho e um novo rito a cada episódio. A ideia é incentivar o desenvolvimento infantil para que a criança vença seus desafios e veja o lado bom de cada situação.

Já a animação "Bia Desenha" acompanha o desenvolvimento dos primos Bia e Raul, de 5 e 6 anos. Eles moram em casas ao redor do mesmo quintal numa periferia da região metropolitana do Recife. A grande aventura da vida deles é quando se encontram depois da aula para brincar e desenhar.

A série "Bia Desenha" estimula a comunicação e o afeto em uma família pouco convencional, investigando os temas que passam pela cabeça das crianças enquanto elas se expressam com letras, traços e cores.

Emissora pública apresenta mais de 50 horas semanais de conteúdo infantil

A nova série documental série documental "Tá na Hora de Brincar" integra a sessão dedicada à criançada. Com mais de 50 horas semanais, a TV Brasil Animada é uma faixa de programação diária na grade da emissora pública que reúne produções de qualidade dedicadas às crianças e aos jovens.

Além de ser uma grande apoiadora da produção de conteúdo infantil no mercado independente do país, a TV Brasil incentiva o desenvolvimento novos realizadores e reforça valores como a não violência e a tolerância às diferenças.

Referência na televisão aberta, o canal é uma das principais janelas para séries, desenhos e animações nacionais. A sessão TV Brasil Animada leva ao ar mais de sete horas consecutivas de produções para crianças e jovens de segunda a sexta-feira, entre 10h e 17h30, quase sem interrupções. A primeira faixa de produções começa cedinho, logo às 7h30 até 9h15.

A TV Brasil Animada também tem espaço aos fins de semana na programação da emissora pública. Nos sábados e domingos de 10h às 12h30. Aos domingos, ainda tem nova janela de 15h às 18h30.

A sessão é organizada por faixa etária e destaca-se pela ausência de publicidade que incentive o consumismo. Ao todo, são mais de 50 horas de conteúdo infantil e juvenil educativo disponível por semana.

Muitas animações de sucesso no país e no exterior estão em cartaz na grade da emissora pública como O Diário de Mika, O Show da Luna!, SOS Fada Manu, Meu Amigãozão, Zica e os Camaleões, Carrapatos e Catapultas, Porto Papel e Osmar – a primeira fatia do pão de forma.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato