Último episódio de série da BBC revisa história do século XX na TV Brasil

FOTO: Divulgação TV Brasil
Neste sábado (16), às 20h30, a TV Brasil apresenta o oitavo e último episódio inédito da série "História Mundial com Andrew Marr", produzida pela emissora pública britânica BBC. Essa edição destaca a história atualizada do século XX, conhecido como a "Era dos Extremos". O termo foi alcunhado pelo historiador Eric Hobsbawm em seu livro homônimo.

No capítulo final da série histórica que traça a história da civilização, Andrew Marr sugere que a humanidade se viu impulsionada pelo brilhantismo tecnológico, mas limitada pelas consequências dos erros políticos. A democracia confrontou o comunismo e o fascismo ao passo que duas guerras mundiais ressaltaram os fracassos nas gestões de conflitos.

As conquistas também foram surpreendentes, especialmente nos campos da ciência e da tecnologia. O ser humano inventou máquinas de incrível velocidade e poder que conseguiram ultrapassar os limites do planeta. Agora, uma quantidade maior pessoas tem vidas mais longas e saudáveis do que as gerações anteriores jamais imaginaram.

Andrew Marr argumenta, porém, que com sete bilhões de pessoas no mundo, e crescendo rapidamente, a humanidade precisa administrar melhor os recursos naturais da Terra ou corre o risco de enfrentar uma séria catástrofe global.

As decisões que serão tomadas nos próximos 50 anos, argumenta o experiente jornalista, podem muito bem decidir o destino da civilização. Para Marr, a parte mais interessante da história da humanidade ainda está por acontecer.

Fatos que marcaram o século

O episódio final da série "História Mundial com Andrew Marr" traz uma versão atualizada do século XX. Um dos primeiros acontecimentos lembrados por Andrew Marr remeter a uma tentativa de golpe de estado em Munique, na Alemanha dos anos 1920.

O apresenta revela como a primeira revolta de Adolf Hitler resultou em seu aprisionamento em Landsberg onde o jovem Hitler ditava suas memórias na autobiografia "Mein Kampf". A ascensão do político no país europeu e a força da Alemanha nazista em 1933 são lembrados na série.

Enquanto Hitler lutava pelo poder na Alemanha, as mulheres estavam em uma batalha diferente por seus direitos. Nas ruas de Manhattan, a enfermeira Margaret Sanger trabalhava com a herdeira americana Katherine Mccormick em um plano para contrabandear os contraceptivos da Europa.

As guerras foram acontecimentos marcantes na história do século XX. Algumas personalidades ficaram marcadas seja pela atitude de paz ou conflito. O programa recordar Mahatma Gandhi e Edward Wood, na Índia, em 1930; o Holocausto 1941-1945; Robert Oppenheimer e o bombardeio de Hiroshima em 1945; Deng Xiaoping e o fim da China de Mao Zedong em 1967.

O colapso do comunismo e a queda do Muro de Berlim foram momentos que agitaram a humanidade na década de 1990 enquanto anos depois a civilização viu um computador, Deep Blue, desafiar o genial campeão mundial de xadrez Garry Kasparov, considerado o principal enxadrista de todos os tempos.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato