Home Top Ad

Grandes Impérios dominam o segundo episódio da série "História Mundial com Andrew Marr" na TV Brasil

Share:

FOTO: Divulgação TV Brasil
A importância dos primeiros impérios da humanidade é lembrada pela TV Brasil no segundo episódio da série "História Mundial com Andrew Marr" neste sábado (9), às 20h30. A produção documental da rede britânica BBC faz a reconstituição histórica de episódios marcantes da história humana.
Nessa edição, o jornalista e apresentador Andrew Marr mostra os primeiros impérios: dos assírios a Alexandre, o Grande. Também revela o alvoroço em todo o Oriente Médio e as guerras travadas no caminho entre a China e o Mediterrâneo. 
Entre os conflitos, a série destaca a Batalha de Maratona. A produção explica as origens da campanha dos persas contra os gregos (atenienses e espartanos), nas proximidades de Atenas, em 490 AC. O embate dá nome à competição de atletismo disputada até os dias de hoje.
Marr visita a cidade hebraica de Laquis onde descobre uma rampa de cerco assíria, demonstrando sua brutalidade na guerra. Os fenícios espalharam seu império marítimo através do uso de barcos fenícios, permitindo que seu alfabeto fenício se ampliasse como resultado do comércio.
Já no leito do rio Pactolus, o apresentador revela como o ouro e a prata fizeram do Rei Croesus um dos homens mais ricos da história, criando as primeiras moedas de ouro de peso e pureza confiáveis. Nas ruínas de Sardes, a capital de Lydia no que hoje é a Turquia, Marr conta a história do encontro do Rei Croesus com o Rei persa Ciro, o Grande.