Home Top Ad

História do primeiro jornal gay brasileiro é tema de documentário inédito no Canal Curta!

Share:

Divulgação Curta!
No final da década de 1970, um grupo de jornalistas e escritores brasileiros decidiu fundar um jornal que buscava dar voz ao público LGBT, que, à época, era visto como um lado marginal da sociedade. Com inspiração no norte-americano “Gay Sunshine”, nasceu, em 1978, em plena ditadura militar, “O Lampião da Esquina”. Com foco em temas que até hoje são polêmicos, como aborto, drogas e racismo, a publicação causou burburinho, principalmente por se opor a “O Pasquim”, até então, principal jornal alternativo da capital carioca. Dirigido e narrado por Lívia Perez, com produção da Doctela e do Canal Brasil, o documentário “Lampião da Esquina” conta com depoimentos do escritor Aguinaldo Silva, que foi repórter e editor do jornal, Ney Matogrosso, Laerte Coutinho, entre outros personagens. Estreia na Quinta do Pensamento, 4, às 22h30.

Episódio inédito de “Onde Nascem as Ideias” acompanha a montagem da primeira exposição individual da artista Sonia Gomes

Sonia Gomes vem de Caetanópolis, interior de Minas Gerais, e só expôs pela primeira vez aos 46 anos, mas as obras dessa artista-artesã já chegaram a lugares distantes de sua terra natal, como a prestigiosa Bienal de Veneza, por exemplo. Andy Clayton, baixista da banda U2, comprou três obras da mineira em 2017. O episódio inédito da série exclusiva do Curta! “Onde Nascem as Ideias” acompanha a montagem da obra “Maria dos Anjos”, feita a partir de um vestido de noiva de pura seda, para sua primeira exposição individual no Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói. Idealizada e dirigida por Carolina Sá, a série foi produzida pela Samba Filmes com financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), da Ancine. Episódio inédito na Terça das Artes, 2, às 23h15.