"A Paixão de JL", documentário sobre José Leonilson, será exibido nesta quinta, no Canal Curta!

Divulgação Canal Curta!
A Paixão de JL”, documentário sobre o artista visual José Leonilson (1957-1993) dirigido por Carlos Nader, será exibido no Curta! na Quinta do Pensamento, dia 04 de abril, às 22h15. O filme, gentilmente cedido pelo Itaú Cultural, revela a intimidade do artista e foi eleito o melhor documentário brasileiro no Festival “É Tudo Verdade” de 2015, além de ter levado o prêmio especial do júri no Festival de Havana do mesmo ano. A produção traz um recorte do cotidiano de Leonilson com base em um diário em fitas cassete, nas quais gravou pensamentos, memórias e comentários sobre acontecimentos da época, sua relação com o trabalho e o impacto causado pelo diagnóstico do HIV. Dialogam com os áudios imagens públicas dos temas mencionados – como o Plano Collor, a Guerra do Iraque, a música de Madonna e o cinema de Wim Wenders –, além de registros das obras do próprio artista.
 
Episódio inédito de “Onde Nascem as Ideias” acompanha a montagem da primeira exposição individual da artista Sonia Gomes

Sonia Gomes vem de Caetanópolis, interior de Minas Gerais, e só expôs pela primeira vez aos 46 anos, mas as obras dessa artista-artesã já chegaram a lugares distantes de sua terra natal, como a prestigiosa Bienal de Veneza, por exemplo. Andy Clayton, baixista da banda U2, comprou três obras da mineira em 2017. O episódio inédito da série exclusiva do Curta! “Onde Nascem as Ideias” acompanha a montagem da obra “Maria dos Anjos”, feita a partir de um vestido de noiva de pura seda, para sua primeira exposição individual no Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói. Idealizada e dirigida por Carolina Sá, a série foi produzida pela Samba Filmes com financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), da Ancine. Episódio inédito na Terça das Artes, 2, às 23h.

Segunda da Música – 1º/4

20h – "As Canções da Minha Vida” (Série) - Episódio “Teresa Cristina”

Teresa Cristina fala da sua relação com a música e ilustra o papo com uma versão de “Travessia”, canção famosa na voz de Milton Nascimento. Diretor: Bruno Levinson. Duração: 2 min. Classificação: Livre. 

Horários alternativos: 2 de abril, terça-feira, às 14h; 3 de abril, quarta-feira, às 8h; 6 de abril, sábado, às 18h.

Terça das Artes - 2/4

23h – "Onde Nascem as Ideias” (Série) – Episódio “Sonia Gomes”

O episódio acompanha a montagem da obra "Maria dos Anjos", da artista plástica mineira Sônia Gomes, para sua primeira exposição individual, no Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói. Diretora: Carolina Sá. Duração: 43 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 3 de abril, quarta-feira, às 17h15; 4 de abril, quinta-feira, às 11h15; 6 de abril, sábado, às 21h10.

Quarta de Cinema - 3/4

23h – “A História do Cinema: Uma Odisseia” (Série) – Episódio “1918 a 1928”

O triunfo do cinema americano e seu primeiro rebelde. Diretor: Mark Cousins. Duração: 60 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 4 de abril, quinta-feira, às 17h; 5 de abril, sexta-feira, às 11h; 7 de abril, domingo, às 00h. 

20h - A faixa “A Vida é Curta!” traz três curtas-metragens que abordam o tema “drama existencial”

A Dama do Estácio (Ficção)

Zulmira é uma velha prostituta que, certo dia, acorda obcecada com a ideia de que vai morrer e precisa adquirir um caixão. Diretor: Eduardo Ades. Duração: 22 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 4 de abril, quinta-feira, às 14h; 5 de abril, sexta-feira, às 8h; 6 de abril, sábado, às 14h. 

Ofusca (Ficção)

Quatro pontos de vista, um triângulo amoroso e um carro. Diretor: Flávio Frederico. Duração: 12 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 4 de abril, quinta-feira, às 14h24; 5 de abril, sexta-feira, às 8h24; 6 de abril, sábado, às 14h25. 

Ruby (Ficção)

Pequeno retrato de um artista outsider chamado Ruby, que vive sozinho em uma casa perto da praia. Diretores: Guilherme Soster, Jorge Loureiro e Luciano Scherer. Duração: 17 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 4 de abril, quinta-feira, às 14h40; 5 de abril, sexta-feira, às 8h40; 6 de abril, sábado, às 14h40. 

Quinta do Pensamento - 4/4

22h30 - “A Paixão de JL” (Documentário)

Em janeiro de 1990, aos 33 anos, o artista José Leonilson começa a gravar, em fitas cassete, um diário íntimo. Comentários sobre os acontecimentos que sacudiam o país, em plena era Collor, e o exterior, como a queda do Muro de Berlim, percorrem suas confissões, bem como impressões sobre os diversos filmes a que assistia. Esses registros de um artista sensível e antenado à contemporaneidade, que a princípio não visavam mais do que testemunhar a sintonia entre sua vida e uma obra muito peculiar e intimista, sofrem o impacto da descoberta de que Leonilson é portador de HIV. A incerteza e a urgência passam a impregnar os seus relatos.  Classificação: 14 anos. Horários alternativos: 5 de abril, sexta, às 02h30 e 16h30; 6 de abril, sábado, às 7h05; 7 de abril, domingo, às 21h25 e 8 de abril, segunda, às 10h30.

Sexta da Sociedade - 5/4

21h30 – "Panair do Brasil” (Documentário)

A história da Panair do Brasil, a empresa pioneira na aviação comercial brasileira, contada através dos antigos funcionários e de seus descendentes. Diretor: Marco Altberg. Duração: 71min. Classificação: Livre. 

Horários alternativos: 6 de abril, sábado, às 10h45; 8 de abril, segunda-feira, às 15h30; 9 de abril, terça-feira, às 9h30.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato