Home Top Ad

Um olhar sobre o mundo estreia nova temporada com uma análise do impacto futuro do Brexit

Share:

Divulgação TV Brasil
Em novo dia e horário, o programa Um olhar sobre o mundo inicia a segunda temporada na TV Brasil com uma entrevista do professor Celso Grisi, sobre os impactos do chamado "Brexit".

Apresentado pelo jornalista Moisés Rabinovici, o programa analisa a crise na relação entre Reino Unido e União Europeia na madrugada desta terça (16) para quarta (17), à meia-noite, na TV Brasil.

Em 31 de outubro deste ano, a União Europeia deve perder um de seus membros mais poderosos, o Reino Unido. Esse é o resultado de 3 anos de negociações e extensões de prazo depois que um referendo popular aconselhou o parlamento britânico a se retirar da organização internacional, um movimento que foi apelidado de "Brexit".

Além das consequências econômicas que essa redução do maior mercado comum do mundo causará, o Brexit também reascendeu a disputa em torno da fronteira da Irlanda com a Irlanda do Norte e o movimento separatista da Escócia.

Professor titular do Departamento de Administração e Contabilidade da USP, Celso Grisi alerta que a maioria das consequências regionais do Brexit serão negativas: "É uma confusão que o Reino Unido vai armar para si mesmo de dimensões muito grandes. Atrapalha o fluxo do comércio, a integração entre países, estudantes, jogadores de futebol, artistas..."

Segundo o especialista, o bloco proporciona um mercado imenso de exportações para os países membros, o que leva à economia de escala para a produção e garante estabilidade legal para conduzir negócios.

Contrariando o discurso isolacionista que motivou o Brexit, Grisi defende que a integração econômica é um sinal de saúde das economias nacionais: "País que cresce é país que importa mais e por mais que haja protecionismo a consequência é imediata: aprofunda-se o déficit comercial."

Para o Brasil, contudo, o professor enxerga no Brexit uma possível oportunidade: "Para o Brasil, especificamente, não há reflexos muito fortes. Poderia haver a necessidade da Inglaterra recorrer ao Brasil para a importação de alguns bens. Teríamos a condição de ofertar, competitivamente, as commodities agrícolas e as commodities metálicas."

Além da economia, o apresentador Moisés Rabinovici e o professor Celso Grisi também conversam sobre o impacto do Brexit no futuro da União Europeia como um todo, considerando acordos que serão revistos em áreas como segurança e saúde.