Caminhos da Reportagem traça perfil da chamada "quarta idade" na TV Brasil

Divulgação TV Brasil
O programa Caminhos da Reportagem desta terça (7), às 22h30, na TV Brasil, investiga as condições que garantem a longevidade com qualidade de vida na chamada "quarta idade". Essa é a classificação etária de quem passou dos 80 anos, um número cada vez maior de pessoas em todo o mundo.

A produção conta a história dessas pessoas e mostra o que elas estão fazendo para ter uma velhice ativa, segura e com saúde como a atriz Ruth de Souza às vésperas de completar 98 anos. A emissora também presta tributo a Gervásio Batista, o fotógrafo dos presidentes, que faleceu em abril, com 95 anos, e deixa legado de registros históricos e icônicos.

Velhice saudável

Pesquisas recentes mostram que já existem 125 milhões de homens e mulheres no planeta que ultrapassaram as oito décadas de vida. No Brasil, é a parcela da população que mais cresce. Projeções mostram que, em 2039, o país terá mais idosos do que crianças. Já em 2060, a proporção será de um idoso para cada quatro brasileiros.

"A tecnologia permitiu, através do saneamento, da água potável, dos antibióticos, da medicina, controlar a morte precoce. Temos todos os métodos para fazer um diagnóstico precoce das doenças crônicas, como a hipertensão e o diabetes. Por outro lado, agora temos tratamentos mais eficazes para essas doenças, que não se pode curar, mas que a gente pode controlar", explica Alexandre Kalache, presidente do Centro Internacional da Longevidade.

O Caminhos da Reportagem entrevista idosos que conseguem manter uma rotina saudável que alia segurança, saúde e qualidade de vida. "O meu sonho é chegar aos 120 anos. Em pé, né, e com a cabeça boa", sonha, entre sorrisos, Lásaro Antonio de Macedo, de 90 anos. Para alcançar a meta, recorreu ao pilates e não deixa de tomar os medicamentos. Na última consulta foi elogiado pela cardiologista.

Outra que não se descuida da saúde é Maria Batista, de 85 anos. Com a viuvez, foi morar com uma neta. Não se fez de rogada e chegou com a cartilha dos direitos dos idosos. Para ela, que depende do Sistema Único de Saúde e recebe atendimento pelo Programa Saúde da Família, a convivência fica melhor se todos se respeitarem.

Na conversa com os jornalistas do programa, ela explica como busca essa sintonia com a neta. "Vocês respeitando os meus direitos, eu respeitando os seus a gente vai longe. É isso aí que a gente tem que fazer para viver em paz e harmonia com todo mundo", afirma.

A equipe de reportagem da TV Brasil também conversa com a atriz Ruth de Souza, primeira mulher negra a pisar no palco do elitizado Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Às vésperas de completar 98 anos, Ruth nem pensa em parar de trabalhar. "O meu trabalho é uma espécie de terapia", conta.

A arte também tem auxiliado Helio Haus a chegar aos 80. Ele começou a dançar balé há cinco anos e todo dia é um novo desafio. "Se eu não tivesse me levantado e dito ‘vai cuidar da tua vida e vai ser ao teu modo’ eu já estaria morto", afirma, categórico.

O programa da emissora pública ainda faz uma homenagem a Gervásio Batista, o fotógrafo dos presidentes, que faleceu no começo de abril. Gervásio, que estava com 95 anos, sofria de Mal de Alzheimer e deixou um legado de registros históricos e icônicos.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato