Canal Curta! exibe série inédita sobre as influências de Villa-Lobos na música brasileira

Divulgação Canal Curta!
Baseada  na tese de mestrado do professor e violoncelista Hugo Pilger, a série “Presença de Villa- Lobos” estreia no canal Curta! no próximo dia 6 de maio, na faixa “Segunda da Música”, às 20:30h. Ao lado da também professora e pianista Lucia Barrenechea e sob a direção de Liloye Boublie, Pilger investiga as influências do maestro e compositor no cancioneiro brasileiro de vários períodos, começando pelos músicos contemporâneos dele como Francisco Mignone, Homero Dornellas e José Guerra Vicente, além de Edino Krieger, que pôde conviver com o mestre mesmo sendo décadas mais jovem. 

Além da presença de Villa-Lobos como fonte inspiradora em obras alheias, a série também remete a seus antecessores e a outros contemporâneos que influenciaram seu trabalho. Entre eles, Arthur Napoleão, Homero de Sá Barreto e Francisco Braga, bem como sua íntima relação com a obra de Johann Sebastian Bach e Joseph Haydn e sua admiração por Igor Stravinsky e Sergei Prokofiev.  

A cada episódio, um aspecto da vida pessoal e da obra do artista é retratado, e as composições dele e de outros compositores citados são interpretadas pelos próprios idealizadores do projeto, Hugo Pilger e Lucia Barrenechea. Entre as apresentações, depoimentos de amigos de Villa-Lobos, como o próprio Edino Krieger, Myrian e Peter Dauelsberg e Turíbio Santos — violonista que foi presidente do Museu Villa-Lobos por 24 anos —, sobre a forma como o maestro entendia a música e como se dava seu processo criativo.  

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato