Documentário expõe bastidores do impeachment de Dilma Rousseff no Canal Curta!

Divulgação Curta!
O diretor e roteirista Douglas Duarte e sua equipe estavam na hora e no lugar certos para assistir de perto a uma das mais importantes passagens da história recente do Brasil: o processo de impeachment de Dilma Rousseff. O que era para ter sido apenas um registro do panorama político diário tornou-se o documentário “Excelentíssimos”, uma produção da Esquina Filmes exclusiva para o canal Curta!, que registrou os bastidores e o cotidiano do Congresso Nacional em momento de efervescência e extrema polarização.

As gravações se iniciaram à época da condução coercitiva do ex-presidente Lula, mas como narra o próprio diretor, “para entender 2016” foi preciso “olhar para 2014”. Assim, o filme vai refazendo o passo a passo do impeachment a partir da eleição presidencial naquele ano, em que o candidato do PSDB, Aécio Neves, foi derrotado por Dilma Rousseff.

As ações da operação Lava-Jato, a crescente crise com o PMDB, que compunha a base governista, os grampos telefônicos e o convite frustrado para que Lula assumisse a Casa Civil são as etapas que se seguem, culminando na votação do impeachment. Duarte se preocupa em contextualizar não só as situações mostradas, como também os personagens desse jogo político, e aponta sua lente inclusive para a Esplanada dos Ministérios, onde manifestantes se reuniram para pedir a saída da presidente. O longa foi viabilizado através de recursos do Fundo Setorial do Audiovisual. Estreia na Sexta da Sociedade, 7/06, às 21h05.

Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado  com série brasileira inédita sobre ecologia

A série documental “Juntos”, produzida exclusivamente para o Curta!, pela Plural Filmes, estreia na programação do canal em pleno Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06). Desenvolvida em 13 episódios, a obra registra ações coletivas voltadas para alimentação, recursos hídricos, saneamento, além de introduzir conceitos como os de permacultura, bioarquitetura e agroecologia. O primeiro episódio, chamado “Terra Ancestral”, foca sobretudo na conexão das pessoas com a terra. Práticas ancestrais de agricultura são postas em debate, além da valorização do conhecimento sobre as características das plantas e do respeito aos ecossistemas e aos territórios indígenas. Estreia na Quarta do Cinema, 05/06, às 19h30.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato