Partituras reverencia diretores da Sala Cecília Meireles neste domingo na TV Brasil

Divulgação TV Brasil
Três diretores da Sala Cecília Meireles são os homenageados do Partituras deste domingo (16), às 12h30, na TV Brasil. Com regência de Lee Mills, a apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) faz um tributo a João Guilherme Ripper, Jean Louis Steuerman e Miguel Proença, grandes músicos que, com suas gestões, abrilhantaram a trajetória deste relevante cenário da música no Rio de Janeiro.

O pianista Jean Louis Steuerman e a soprano Angélica de La Riva completam o time que executa o concerto exibido este domingo pela emissora pública de tevê.

Ao longo de 53 anos, a Sala Cecília Meireles foi palco de importantes momentos para a cultura do país. Grandes artistas, orquestras e conjuntos passaram por lá, deixando sua marca e promovendo a difusão da música clássica e popular.

Mas o palco não foi o único lugar da Sala em que os artistas demonstraram seus talentos. Com grandes músicos na direção, a Sala Cecília Meireles se transformou ao longo do tempo e garantiu ao público o que há de melhor no cenário musical. É o caso dos três últimos diretores da casa, homenageados neste programa.

Sob a gestão do compositor João Guilherme Ripper, a Sala passou por uma ambiciosa e cuidadosa reforma, que restaurou os sons originais e aprimorou ainda mais a sua acústica. Além disso, em dez anos Ripper promoveu inúmeros espetáculos “de peso”, entre eles o ciclo com a Integral das Sonatas para Piano de Beethoven, nas mãos do pianista François-Frédéric Guy.

Já pianista Jean Louis Steuerman foi responsável por programar prestigiosas estreias. Foi graças a ele que o público carioca pode, pela primeira vez, assistir ao vivo todas as sinfonias de Schubert. Steuerman também se dedicou a realizar premières de música contemporânea, como o Mantra, de Stockhausen; obras de Manoury; e, ainda, a Segunda Sonata para Piano de Pierre Boulez.

Ao reassumir a gestão da Sala, em 2017, Miguel Proença se comprometeu a reafirmá-la enquanto espaço de difusão da música de concerto. E assim o fez: trouxe, por exemplo, uma variedade de orquestras para o palco, realizou ciclos com obras de Brahms e Rachmaninov, criou a “Série Sala Lírica”– verdadeiro sucesso –, com joias do repertório lírico e operístico.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato