Home Top Ad

Programa esportivo No Mundo da Bola, da TV Brasil, comemora seis anos

Share:

Divulgação TV Brasil
Considerado um dos principais e mais longevos debates esportivos da televisão brasileira, o programa No Mundo da Bola, da TV Brasil, festeja a marca de seis anos com nome e formato atuais em uma edição especial neste domingo, dia 16 de junho, data exata em que entrou no ar em 2013.

Apresentada pelo jornalista Sergio du Bocage com a participação do experiente comentarista titular Márcio Guedes, a mesa redonda é uma das mais tradicionais do país, no ar há mais de 30 anos, desde a época da antiga TV Educativa do Rio de Janeiro, na década de 1980.

A produção recebe convidados para uma conversa descontraída sobre os principais resultados esportivos da semana, com destaque para o futebol. Participam jogadores em atividade, ex-atletas, técnicos, gestores e jornalistas.

Além de Bocage e Marcio Guedes, a equipe da atração na sua estreia em 2013, substituindo o programa "EsporTVisão", era formada também pelo saudoso jornalista Alberto Léo que faleceu em 23 de junho de 2016.

A edição especial desta semana traz um bate-papo inédito e exclusivo com o ex-meia e ex-técnico Edu Coimbra, penúltimo entrevistado da série "Os Setentões". O convidado fez história em campo jogando pelo América do Rio.

Ainda em comemoração à efeméride, as aberturas de cada um dos três blocos do programa apresentam trechos de entrevistas que marcaram esses seis anos do No Mundo da Bola na emissora pública.

A produção presta tributo a personalidades que passaram pela bancada do programa como os jornalistas Alberto Léo e Geneton Moraes Neto, o ex-goleiro Waldir Peres e o Capitão do Tri, Carlos Alberto Torres. Também recorda participações de craques como Zico e Roberto Dinamite.

Novidades

Sempre ao vivo, aos domingos, às 21h, com uma hora e meia de duração, o programa da TV Brasil foi repaginado este ano com novo cenário e ganhou nova edição às segundas, às 22h, com uma hora, a partir de 15 de abril, com a participação de Mauricio Costa, também jornalista da emissora.

Em fevereiro, no dia 17, a atração esportiva estreou a série especial Os Setentões em que o apresentador bate um papo animado com grandes personalidades do esporte. O quadro traz entrevistas exclusivas de Sergio du Bocage em que ex-jogadores, técnicos e demais profissionais do futebol que têm muita experiência e história para contar abrem o coração.

"Os Setentões" já recebeu astros como os ex-treinadores Carlos Alberto Parreira, Evaristo de Macedo, Antonio Lopes, Joel Santana, Zé Mário e Valdir Espinosa, além do ex-jogador e comentarista Gérson, o Canhotinha de Ouro, e do preparador físico Antônio Mello.

Os próximos convidados de Sergio du Bocage são profissionais experientes como o ex-jogador Edu Coimbra, irmão mais velho do craque Zico, e o radialista e ex-técnico Washington Rodrigues, o Apolinho, que encerra o especial.

As entrevistas exclusivas ficam disponíveis no site do No Mundo da Bola na página da TV Brasil (http://tvbrasil.ebc.com.br/nomundodabola). Trechos também são veiculados no programa Stadium, da TV Brasil, e na programação da Rádio Nacional.

Outra novidade recente do programa No Mundo da Bola foi a estreia do "Bate Bola". O quadro traz artistas que têm alguma relação com o universo do esporte. Fagner, Monarco e Luiz Ayrão foram os três primeiros convidados.

Durante as conversas com Sergio du Bocage, os entrevistados recordam como surgiu a paixão pelo esporte. Os músicos comentam de que forma os versos de alguns dos maiores sucessos de seus repertórios estão associados a aspectos do esporte.

Histórico

Em mais de 30 anos, o programa passou por mudanças não só de formato, mas também em seu título. A atração surgiu como "Esporte Visão" ainda nos tempos da TV Educativa do Rio de Janeiro, da qual a TV Brasil é sucessora.

Depois, entre o fim da década de 1990 e o início dos anos 2000 passou a se chamar "Debate Esportivo". Em curto período, teve o título de "Ataque" até que em 2002 voltou ao nome original com redação diferente: "EsporTVisão".

Seleção de craques da crônica esportivo 

Pela bancada já passaram grandes nomes da resenha esportiva brasileira como os saudosos Luiz Mendes, o "comentarista da palavra fácil"; Achilles Chirol, Rui Porto, Sergio Noronha, Alberto Léo e Carlos Alberto Torres, o Capitão do Tri; além de profissionais como o ex-narrador Januário de Oliveira, atualmente aposentado, criador de vários bordões que estão na memória afetiva dos torcedores de futebol.

Desde 16 de junho de 2013, a atração entra no ar pela TV Brasil e é transmitida também pela Rádio Nacional como "No Mundo da Bola". A expressão remete aos melhores tempos do radiojornalismo esportivo, pois é um dos programas mais tradicionais da emissora. O "No Mundo da Bola" foi criado em 1930, na Rádio Nacional, sob o comando do locutor esportivo Antônio Cordeiro.