Caminhos da Reportagem discute as condições do uso de bicicletas no país nesta terça na TV Brasil

Divulgação TV Brasil
O Caminhos da Reportagem mostra os diversos usos da bicicleta e como esse meio de transporte tão antigo é considerado hoje uma das principais alternativas para desafogar o trânsito das grandes cidades.

Inédita, a matéria especial "Bikes: novas rotas para a mobilidade" vai ao ar pela TV Brasil nesta terça (30), às 22h30. O conteúdo jornalístico também fica disponível no aplicativo EBC Play.

Para muitos, as bikes são o principal meio de transporte. Outros preferem usá-las para a prática de esportes ou lazer. Muitos tem utilizado como instrumento de trabalho. E ainda, há aqueles que decidem ir mais longe: usam a bicicleta até para viagens internacionais.

Segundo a Associação Nacional de Transportes Públicos, o Brasil tem aproximadamente 70 milhões de bicicletas. Para Raphael Dorneles, que atua na associação civil Rodas da Paz, "houve um aumento do número de ciclistas chegando nas cidades – talvez um aumento nas regiões mais ricas – porque nas regiões mais pobres sempre houve ciclistas".

Com uma bicicleta doada pelo projeto Pedal Cidadão, de Taguatinga (DF), o catador de recicláveis João Miranda realizou o sonho de viajar. "Sempre treinei muito aqui no Brasil, aí quando foi em 2018 eu saí daqui, fui pra Minas, fui pro Rio Grande do Sul, consegui chegar no Paraguai. Atravessei o Paraguai devagarzinho, pedalando sozinho". Ele conta que nessa viagem também conheceu a Bolívia e o Peru.

Acidentes e mobilidade nas cidades

O programa acompanha pessoas que fizeram da bike seu instrumento de trabalho: entregadores que pedalam cerca de 12 horas por dia e se arriscam entre carros e ônibus para atender pedidos feitos por aplicativos. Um dos entrevistados é Marcos Kennedy que, por exemplo, pedala mais de mil quilômetros por mês.

Essa edição do Caminhos da Reportagem apresenta, ainda, o jornalista Afonso Morais, o "bike repórter", que percorre as ruas de Brasília em busca de notícias para os ouvintes de uma rádio local.

Os convidados falam sobre mobilidade, segurança, a estrutura destinada ao trânsito de ciclistas, a convivência entre quem pedala e quem dirige. O Caminhos da Reportagem traz a história do estudante Raul Aragão, que morreu em 2017 após ser atropelado enquanto pedalava em uma das principais vias de Brasília.

"Andar de bicicleta é muito mais antigo do que andar de carro. É uma condição muito mais próxima da forma que essencialmente as pessoas se deslocam", explica Paulo César Marques da Silva, professor de engenharia de tráfego da Universidade de Brasília.

"Não é justo que o automóvel, com seus 120 anos de existência, sequestre este espaço só para si e exclua todos os outros usuários do espaço de circulação", completa o especialista no programa da emissora pública.

A produção jornalística da TV Brasil também mostra os apaixonados pelas bicicletas. Entre eles estão os integrantes do grupo Rebas do Cerrado, que reúne apaixonados pela bicicleta todos os domingos; o casal Eduardo e Sônia Matos, que só aprendeu a pedalar após os 50 anos, e o atleta Abraão Azevedo, vencedor de várias provas e ultramaratonas de mountain bike.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato