Home Top Ad

Premiado escritor Raimundo Carrero revisita obra e cidade natal neste domingo na TV Brasil

Share:

Divulgação TV Brasil
O segundo episódio inédito da série documental "Poetas e Prosadores Pernambucanos" aborda a trajetória pessoal e profissional do jornalista e escritor Raimundo Carrero neste domingo (14), às 20h30, na TV Brasil.

Raimundo Carrero tem mais de 15 obras publicadas em sua produção literária. O autor foi reconhecido com o Prêmio Jabuti em 2000 na categoria Contos e Crônicas pelo livro "As sombrias ruínas da alma".

Identificado com a cultura popular, Raimundo Carrero participou ativamente, como romancista e contista, do Movimento Armorial, idealizado pelo escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, no início dos anos 1970. Em 11 de outubro de 2004, Raimundo foi eleito para a cadeira 3 da Academia Pernambucana de Letras. O escritor tomou posse em 20 de janeiro de 2005.

O autor reflete sobre o seu trabalho durante a entrevista. "Sempre me dizem que é muito difícil entrar no meu mundo literário seja pela força dos personagens ou da linguagem. Acho que é um mundo simples, fácil", avalia.

Raimundo Carrero também reflete sobre a finalidade do seu trabalho. "O escritor consciente ou inconscientemente começa a nascer no momento em que demonstra preocupação com o comportamento das pessoas. O que me interessa é apreender ou surpreender o espírito humano na sua agonia, alegria, festa ou dor", define.

A primeira locação do documentário "Mundo Raimundo" foi o apartamento do autor. Depois, a equipe da série círculos com o homenageado pelo centro do Recife e também viajou até Salgueiro, a terra natal do premiado escritor.

Emocionado, Carrero revisitou a feira, as pessoas com quem conviveu e em quem se inspirou para construir seus personagens. O documentário foi exibido no cinema da Fundaj (Derby) e também na praça central de Salgueiro, em 2009, nas comemorações ao aniversário da cidade.