Home Top Ad

Programa Especial de sábado na TV Brasil conversa com intérpretes de LIBRAS

Share:

Divulgação TV Brasil
Às 12h30 de sábado (6), o Programa Especial revela projetos inovadores que acontecem na comunidade de pessoas surdas. Apresentada pela cadeirante Juliana Oliveira com reportagens de Fernanda Honorato, primeira repórter com Síndrome de Down no país, a atração traz uma entrevista com o instrutor de língua de sinais Sandro Santos, que traduziu em LIBRAS o Hino Nacional do Brasil durante a posse presidencial.

Em São Paulo, a equipe do programa acompanha Sandro no local de trabalho e na faculdade de Direito onde estuda, para saber o motivo de ter se tornado instrutor de LIBRAS.

“Com o grupo de surdos, por eles terem me dado esse sentimento de evolução, eu pensei o que seria importante. Então foi por essa situação que eu decidi ser instrutor de LIBRAS. Para que as pessoas pudessem aprender língua de sinais e futuramente ter uma comunicação com a comunidade surda, entre o surdo e o ouvinte, e haver essa troca”, explica Sandro.

Em Niterói (RJ), a Central de Interpretação de LIBRAS (CIL) oferece intérpretes para surdos e pessoas com deficiência auditiva, gratuitamente. A intérprete Fabianna Brazil, que trabalha na CIL, explica como funciona o serviço: “Atendemos pessoas nos serviços públicos, no médico... Eles vêm aqui depois de ter feito seu cadastro, com agendamento de 24 horas de antecedência, e a gente os acompanha aonde for preciso.”

Totalmente acessível ao telespectador, o Programa Especial conta com uma janela em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), para pessoas com deficiência auditiva, e legendas em português, para as que não entendem LIBRAS. Outro destaque é a audiodescrição, recurso em que imagens são descritas por um locutor assim que aparecem na tela, para que pessoas com deficiência visual saibam o que está sendo mostrado.