TV Brasil celebra centenário de Jackson do Pandeiro com produções especiais neste sábado

Divulgação TV Brasil
Em homenagem ao centenário do músico paraibano Jackson do Pandeiro, a TV Brasil apresenta programas com edições especiais sobre o cantor, compositor e percussionista neste sábado, dia 31 de agosto, data que se comemora a efeméride.

As produções Recordar é TV, às 19h30, e Antenize, às 21h30, exibem conteúdos temáticos que traçam um panorama sobre a vida e a obra do artista que deixou um legado com raízes nordestinas na cultura popular do país. As atrações podem ser conferidas no aplicativo EBC Play.

Performance histórica de acervo

Conhecido como o Rei do Ritmo, o bamba é reverenciado pelo Recordar é TV com momentos especiais do músico durante a década de 1980, em trechos dos programas "Os Mágicos ", "Othelo e os cantores" e "Em algum lugar do passado", preservados no acervo da antiga TVE/RJ.

A produção que valoriza a memória da emissora pública resgata performances inesquecíveis do homenageado e entrevistas que ele concedeu para Araken Távora e Grande Othelo. Também mostra depoimentos de Adelzon Alves, Albino Pinheiro, Alceu Valença e Chico Feitosa.

Nesses registros, Jackson relembra a infância e o início da carreira, fala de sua chegada ao Rio e dá uma verdadeira aula de música popular, além de cantar sucessos como "Chiclete com Banana" e "Sebastiana".

Festival valoriza trajetória do ícone 

Já no Antenize, a apresentadora Karina Cardoso e equipe foram até a Paraíba participar do Festival de Artes Jackson do Pandeiro, em João Pessoa. Ela bate-papo com os diretores do recém-lançado documentário "Jackson, na Batida do Pandeiro", Marcus Vilar e Cacá Teixeira. Também entrevista o autor do livro "Jackson do Pandeiro: O rei do ritmo", Fernando Moura.

O programa aproveita a data comemorativa para percorrer outras regiões do estado e contar a história do artista. O Antenize foi até a cidade natal de Jackson, Alagoa Grande, conversar com um intérprete de Jackson, o artista local Isaías Vicente.

Em Campina Grande, a produção da emissora pública mostra a exposição sobre ele no Museu dos Três Pandeiros, última obra do arquiteto Oscar Niemeyer. Karina Cardoso fala com um dos curadores, Sandrinho Dupan, que destaca objetos pessoais e peculiaridades do paraibano.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato