Visceral Brasil apresenta a cerimônia do Maçambique de Osório nesta sexta na TV Brasil

Divulgação TV Brasil
O terceiro episódio inédito da nova temporada de Visceral Brasil - As Veias Abertas da Música valoriza o Maçambique de Osório, congada gaúcha que expressa a devoção da comunidade negra de tradição africana. O programa da TV Brasil vai ao ar à meia-noite desta sexta (23) para sábado (24) na telinha da emissora pública.

Representação da cerimônia de coroação da Rainha Ginga e do rei de Congo, o Maçambique chegou em Osório, no Rio Grande do Sul, com os escravos que vieram trabalhar nas plantações.

Na região, tornou-se um auto popular de natureza religiosa com o qual os negros prestam as suas homenagens aos santos de devoção católica negra. Liderados pela Rainha Ginga Francisca Dias, que assumiu o posto após o falecimento de sua mãe, o grupo simboliza a resistência de uma cultura numa região de maioria europeia.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato