Recordar é TV presta tributo a Rubens Ewald Filho neste sábado na TV Brasil

Divulgação TV Brasil
Falecido em 19 de junho deste ano, o experiente jornalista e crítico de cinema Rubens Ewald Filho ganha uma homenagem no programa Recordar é TV que vai ao ar neste sábado (28), às 21h30, na TV Brasil.

Para reverenciar o legado dessa profissional que era referência na crítica da sétima arte, a emissora pública resgata o programa "A verdade" (2005), da antiga TVE/RJ, conteúdo preservado em seu acervo. O material também está no EBC Play.

Ao lado de Silvio de Abreu, Rubens Ewald Filho adaptou para a televisão a primeira e a segunda versões da novela "Éramos seis", na Rede Tupi, em 1977, e depois no SBT, em 1994. A trama ganha uma terceira montagem, agora, na Rede Globo, com estreia ainda este mês.

Trajetória importante na sétima arte

Por conta de suas críticas cinematográficas, Rubens Ewald Filho tornou-se uma figura tão popular quanto os atores e diretores de cinema. O jornalista sempre fazia questão de que seus textos e comentários fossem acessíveis a todos. "Eu não consigo definir minha vida sem cinema", afirma no programa.

Ele dá uma verdadeira aula de cinema na entrevista para o produtor cultural Fernando Pamplona. Fala sobre a obra de diretores esquecidos, lembra de seu trabalho como autor de novelas e rememora embates com o cineasta Rogério Sganzerla por causa de uma crítica.

Responsável por popularizar o papel do crítico de cinema no Brasil, o homenageado era um especialista na sétima arte, tendo passado pelos principais veículos de comunicação do país. Em mais de cinquenta anos de carreira, Rubens Ewald Filho fez história no segmento.

Amante das películas, nessa edição ele discute o futuro das produções audiovisuais para as telonas e aborda o cinema digital. Também comenta as críticas ao seu trabalho, explica a retomada da indústria brasileira e comemora o fim do preconceito com os filmes nacionais.

Polêmico, escreveu mais de 25 livros sobre cinema, apresentou programas de tevê sobre o assunto e acompanhou cerimônias de entrega do Oscar na telinha. Rubens Ewald Filho foi autor de novelas e realizou filmes. Em sua carreira, também atuou e dirigiu espetáculos teatrais.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato