Programa Especial esclarece dúvidas sobre microcefalia neste sábado na TV Brasil

Divulgação TV Brasil
A sétima edição inédita da temporada do Programa Especial aborda a microcefalia às 12h30 deste sábado (5) na TV Brasil. Para explicar essa condição neurológica, a equipe da atração visita o Instituto Fernandes Figueira, uma das unidades da Fiocruz no Rio de Janeiro. A produção, que pode ser assistida no aplicativo EBC Play, consulta especialistas e mães de crianças que enfrentam esse desafio.

O pediatra Marcos Pone, a assistente social Alessandra Gomes e Vanessa Godoy, mãe do jovem Dimitri que tem microcefalia, falam sobre o assunto. Elas trazem orientações e dicas para a família.

A produção também entrevista Viviane Lima, criadora do grupo de apoio "Mães de Anjos Unidas", e Júlia Lopes uma das pioneiras do espaço criado em dezembro de 2015 com a intenção de prestar ajuda a mães de crianças com microcefalia.

O médico Marcos Pone destaca a importância dos estímulos e das terapias para crianças que têm microcefalia. "Elas precisam de fisioterapia motora, de fonoaudiologia e de acompanhamento. São terapias que podem fazer com que essa criança desenvolva plenamente a sua capacidade", afirma.

De acordo com o pediatra, esse trabalho precisa ser realizado em parceria com a família. "A gente precisa desenvolver estímulos. A partir dessas terapias, muitas vezes é necessário fazer um trabalho conjunto com a família para estimular essas crianças em casa", completa Marcos.

Exemplos de transformação

Natural de Manaus, Viviane Lima é mãe de Ana Vitctoria, de 20 anos, Maria Luiza, de 17 anos, e Julia Fernanda, de 14 anos. Ana Victoria e Maria Luiza têm microcefalia enquanto Julia Fernanda não apresenta a condição. Viviane conta como é a convivência das filhas. 

"A presença da Julia fez com que as meninas se desenvolvessem. Comecei a trabalhar de fato a inclusão dentro de casa. A evolução delas foi muito grande. Também tem a contrapartida para a Julia, o aprendizado e o amadurecimento dela é muito grande por conta da convivência que ela tem com as irmãs", revela.

Júlia Lopes, que mora no interior do Estado do Rio, cita a experiência com a filha Yasmim. Ela comenta o apoio que recebeu do grupo "Mães de Anjos Unidas" em que se trocam experiências a respeito dos cuidados e criação de crianças com microcefalia.

"As mães trocam relatos diariamente sobre o desenvolvimento dos filhos. Hoje em dia, o grupo oferece vários tipos de ajuda. As mães mostram os vídeos das crianças se desenvolvendo, elas trocam experiências sobre os lugares de exame mais baratos ou mais perto. Eu acho que o grupo melhorou a vida de muita gente, inclusive a minha", declara.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato