Um Olhar Sobre o Mundo investiga vazamento de óleo no litoral do Nordeste

Divulgação TV Brasil
A origem do óleo que está sujando as praias do Nordeste brasileiro desde o final de agosto é o tema do programa Um Olhar Sobre o Mundo que vai ao ar nesta terça-feira (29), à meia-noite, na TV Brasil. Quem mostra de onde partiram as manchas é o oceanógrafo Ilson Silveira que, junto com seus alunos do Laboratório de Dinâmica Oceânica Universidade de São Paulo (USP), elaborou uma simulação inovadora.

Como se fosse um desafio para os estudantes, o professor Ilson perguntou: “E se rastrearmos as manchas de óleo para descobrirmos de onde elas estão vindo?”. Foi assim que revelaram que o material seguiu, submerso, uma corrente marinha a partir de 400 a mil quilômetros do litoral brasileiro.

Durante o programa, Ilson vai mostrar a simulação desenvolvida pelo grupo. Ela foi comprovada por outras usadas pelas instituições que investigam as manchas em mais de 200 praias de 77 municípios do Nordeste, desde 30 de agosto. O motivo do vazamento do óleo ainda é um mistério.

O professor Ilson Silveira é bacharel em Oceanografia pela Universidade do Estado do Rio, mestre em Oceanografia pela USP, Phd em Ciências da Terra pela Universidade de New Hampshire e pós-doutorado pela Universidade de Rhode Island, ambas nos Estados Unidos. Hoje ele é o professor titular em Oceanografia Física no Instituto Oceanográfico da USP.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato