Visceral Brasil revela toda a criatividade de João do Pife

Divulgação TV Brasil
O Visceral Brasil - As Veias Abertas da Música que a TV Brasil exibe à meia-noite desta sexta (25) para sábado (26) homenageia João do Pife, personalidade emblemática da cidade pernambucana de Caruaru. Mestre na arte de fazer e tocar o pífano, João enaltece o instrumento de sopro feito de bambu com sonoridade encantadora.

O episódio “Encantamento da terra” conta a história de João do Pife, uma figura de resistência criativa por sua capacidade de inventar a música ao seu modo e construir seus próprios artefatos. A inspiração vem de família: o pai, mestre Alfredo Marques dos Santos, criou em 1928 a banda de pífano Terno de Zabumba.

Mas foi na famosa Feira de Caruaru onde João trabalhou na popularização das bandas de pífanos. Por anos, ele vendeu ali os instrumentos que confeccionava artesanalmente, tocando com o irmão Severino dos Santos. A intitulada Banda de Pífanos Dois Irmãos já se apresentou em 27 países mundo afora para levar forró, frevo, chorinho e samba aos estrangeiros.

O primeiro álbum “João do Pife e banda de Pífanos Dois Irmão” foi gravado em 2005, com direção musical de César Michilles e a capa feita por J. Borges. Hoje, João e Severino formam a banda de pífanos mais antiga ainda em atividade.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato