Amazônia Legal mostra como o murumuru contribui para a economia do Pará

Divulgação TV Brasil
O programa Amazônia Legal desta semana vai até Abaetetuba, no Pará, para conhecer o arranjo produtivo do murumuru. A produção independente é exibida pela TV Brasil à meia-noite desta quinta (14) para sexta-feira (15).

Extraído de uma palmeira da região, o fruto do murumuru dá origem a um óleo largamente utilizado em produtos de beleza, por suas propriedades hidrantes. É bom para a pele e para os cabelos.

Este episódio da série documental conta que, vista como praga no passado, a palmeira cheia de espinhos era derrubada e queimada pelos coletores de açaí. Hoje, com a descoberta dos benefícios da semente, a árvore é preservada.

A mudança foi possível com o apoio técnico da iniciativa privada, da indústria de cosméticos - principal compradora da matéria-prima. Agroextrativistas da região se organizaram, então, em associações e cooperativas para o aproveitamento pleno, em escala industrial, da amêndoa.

O documentário desta quinta revela ainda que a missão desta atividade econômica é garantir a melhoria contínua da qualidade de vida daqueles que podem resguardar os recursos naturais à medida que se beneficiam também. Uma relação de respeito, harmonia e interdependência entre homem e natureza.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato