Série da TV Brasil conta história de conjunto de fortes de Niterói

Divulgação TV Brasil
A série Fortes do Brasil, que vai ao ar nesta quinta-feira (14) excepcionalmente às 23h, na TV Brasil, conta a história do sistema formado por três fortes localizados no complexo de Jurujuba, em Niterói, no Rio de Janeiro: Forte Barão do Rio Branco, Forte de São Luiz e Forte do Pico.

O mais antigo deles é o Forte do Barão do Rio Branco, que tem suas raízes no Brasil Colônia. Na época do descobrimento, foi criado no local um observatório. Em 1567, depois dos brasileiros expulsarem os franceses, o observatório ganhou armas e transformou-se em uma fortificação.

Já o Forte do Pico, a 230 metros de altitude, começou a operar em 1770, com objetivo de proteger a entrada da Baía e também a Fortaleza de Santa Cruz. O Forte foi autônomo até 1811, quando foi incorporado à Fortaleza.

Em 1775, foi construído o Forte de São Luiz, que se uniu ao Forte do Pico em 1891, formando um único conjunto arquitetônico. Hoje, os moradores da cidade também conhecem as construções como Machu Picchu de Niterói. Para chegar lá, é preciso vencer uma subida íngreme.

O conjunto foi desativado em 1965, mas ainda preserva guaritas, muros de pedra, além de galerias e túneis. Do alto do morro também é possível avistar a Fortaleza de Santa Cruz, o Morro da Urca e o Pão de Açúcar.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site ideal para quem quer ficar por dentro das novidades do mundo da televisão. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que traz uma cobertura completa da TV, pra você não perder nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram bluesky threads

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato