Congresso de Ibiúna é retratado em novo documentário de Silvio Tendler no Canal Curta!

Divulgação Curta!
Em outubro de 1968, a União Nacional dos Estudantes (UNE) realizou um congresso na cidade de Ibiúna, no interior de São Paulo, reunindo estudantes de universidades de todo o país. O objetivo era eleger o novo presidente da entidade e, por ter sido proibida pela ditadura de organizar reuniões entre seus membros, a UNE promoveu o encontro de forma clandestina. A história e seus impactos são abordados pelo novo documentário do diretor Silvio Tendler, intitulado “Ibiúna”, que estreia no canal Curta!.

Dois dias após o início do congresso, o aparato repressor do regime militar cercou a fazenda onde acontecia o evento e prendeu cerca de 800 alunos, incluindo as principais lideranças da UNE. A perseguição aos estudantes se dava previamente, devido ao protagonismo do movimento estudantil em manifestações contra a ditadura militar, inclusive na Passeata dos Cem Mil, ocorrida meses antes. Pouco depois, em dezembro do mesmo ano, foi promulgado o AI-5, marcando o início dos chamados “anos de chumbo” da história brasileira.

O documentário, produzido pela Caliban Produções e viabilizado pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), reúne depoimentos de vários dos estudantes presos, entre eles José Dirceu e Vladimir Palmeira — duas das lideranças do movimento —, Franklin Martins, Lucia Murat e Cesar Maia.  A estreia é na Sexta da Sociedade, dia 15/11, às 22h25.

Fernando Henrique Cardoso e outros intelectuais são tema de novo episódio de ‘Imortais da Academia’

A série “Imortais da Academia”, exibida pelo Curta!, tem por objetivo contar a história de todos os membros — do passado e do presente — da Academia Brasileira de Letras. A cada episódio, a história do atual e de antigos ocupantes de uma cadeira específica é detalhada. Nesta semana, a de número 36 estará em evidência. O capítulo inédito traz a vida e a obra de Fernando Henrique Cardoso, sociólogo e ex-presidente do Brasil, o atual ocupante; do filósofo, diplomata e escritor José Guilherme Merquior; e do jornalista e professor João de Scatimburgo. Em comum, todos deram vazão à vocação intelectual. A série, dirigida por Belisario Franca e produzida pela Giros, foi viabilizada pelo canal Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Episódio inédito na Quinta do Pensamento, 14/11, às 20h.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato